UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia nublado não dispensa filtro solar

DA REPORTAGEM LOCAL

O inverno exige, além de hidratação, proteção contra a incidência dos raios ultravioletas, que continuam incidindo sobre a pele mesmo na ausência do sol.
Para uma dupla proteção, os dermatologistas recomendam produtos que contenham filtro solar e hidratante. "O fotoprotetor deve ser usado todos os dias, mesmo em dias nublados", adverte a dermatologista Denise Steiner, recomendando um protetor solar com FPS 15 ou 20.
O sol pode funcionar como um poderoso aliado para dois problemas de pele, a pitiríase rósea e a psoríase, que se manifestam mais no outono e no inverno e têm origem desconhecida, segundo a dermatologista Samantha Neves.
A pitiríase rósea começa com uma lesão primária, isolada. Após alguns dias, surge uma erupção cutânea formada por manchas ovaladas, avermelhadas (róseas) e com descamação, que pode ser observada ao se esticar a pele.
Segundo os dermatologistas, as lesões atingem principalmente o tronco e as extremidades. Pode haver coceira em alguns casos.
A psoríase pode se apresentar de várias maneiras, mas a forma mais frequente é em placas. A doença é caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas e descamativas na pele.
As escamas geralmente são grossas e esbranquiçadas e as localizações mais frequentes são os cotovelos, os joelhos, o couro cabeludo e o tronco.



Texto Anterior: Saúde: Pele ressecada lidera queixas no inverno
Próximo Texto: Lugares fechados devem ser evitados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.