UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lugares fechados devem ser evitados

BERTA MARCHIORI
DA REDAÇÃO

Tentar esconder-se do frio em lugares fechados e cheios de gente pode não ser a melhor alternativa para quem quer se manter tão disposto quanto nos meses de verão.
A permanência de muitas pessoas em locais pouco ventilados, aliada à diminuição da resistência das vias aéreas ocasionada pela baixa temperatura, favorece o aumento da incidência de doenças respiratórias nessa época do ano.
Gripes e resfriados são os campeões de queixas, mas faringite, asma, bronquite, rinite, sinusite e pneumonia provocam peregrinações aos consultórios médicos.
Segundo Arnaldo Guilherme, 52, otorrinolaringologista da Unifesp, o frio causa o estreitamento dos vasos sanguíneos das vias aéreas superiores e prejudica a defesa do organismo -o contato dos anticorpos com vírus e bactérias que entram no corpo é menor.
Além disso, diz Edigar Rezende de Almeida, 64, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, a diminuição dos batimentos dos cílios da mucosa das vias aéreas facilita a aderência desses agentes agressores.
As pessoas, então mais vulneráveis, em ambientes onde o contágio é favorecido, acabam se tornando alvo fácil das doenças.
Quem é alérgico enfrenta ainda outro problema: malhas e cobertores que ficaram guardados durante todo o ano carregam ácaros e fungos que contribuem para desencadear o processo.



Texto Anterior: Dia nublado não dispensa filtro solar
Próximo Texto: Opinião: Hormônio de crescimento: fonte da juventude?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.