UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despejados ocupam rua na zona norte

Juca Varella/Folha Imagem
Circo na zona leste para onde 400 sem-teto foram transferidos


DA REPORTAGEM LOCAL

Despejados anteontem à tarde da favela Fazendinha, zona norte de São Paulo, parte dos 400 moradores ocuparam uma rua ao lado da praça da Amizade, inaugurada na última segunda pela prefeita Marta Suplicy (PT) e que fica em frente à favela.
Os moradores queriam ficar na praça, mas foram impedidos por guardas-civis. A favela estava no local havia dez anos.
Já em Artur Alvim (zona leste), os 400 sem-teto que deixaram o acampamento diante da CDHU (empresa de habitação do Estado) acordaram ontem sob uma lona de circo montada em um terreno da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social.
Hamilton de Souza, coordenador do MSTC (Movimento dos Sem-Teto do Centro), disse que os militantes passaram frio à noite, já que o circo não tem proteção nas laterais. De manhã os problemas foram o calor e a falta de barracas e banheiros químicos.
"Fizemos uma besteira quando saímos do hotel Danúbio na semana passada", diz Souza. "Devíamos ter levado os colchões e edredons que encontramos lá." A área onde está o circo foi cedida provisoriamente por 30 dias.
Segundo a CDHU, foram instalados no fim da manhã seis banheiros químicos e 11 barracas, com capacidade para 89 pessoas.
Vera Lúcia Hoyte, da ONG Movimento em Defesa dos Favelados (MDF), que ajudou os desalojados da zona norte, disse ontem que o movimento não tem ligação com o MSTC. Mas não deixou de dizer, de forma irônica, que agora "seus" favelados são sem-teto.
A maioria passou a noite no local destruído e na praça da Amizade. O subprefeito da Freguesia do Ó, responsável pela área, Walter Alcântara, foi ontem à tarde negociar a saída dos moradores, mas não houve acordo.

Colaborou o "Agora"


Texto Anterior: Habitação: Reunião não resolve situação de sem-teto
Próximo Texto: Sem-teto protestam em Recife
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.