São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regime provoca "efeito sanfona"

DA REPORTAGEM LOCAL

A dieta de Robert Atkins, baseada em proteínas e gorduras, leva o corpo ao processo metabólico conhecido como cetose, que, por falta de carboidrato, promove a metabolização das gorduras, produzindo os corpos cetônicos.
Estudos mostram que essas dietas fazem as pessoas perderem peso mais rapidamente do que as que seguem dietas com baixo nível de gordura nos primeiros seis meses, mas as vantagens não se mantêm a longo prazo.
Segundo a endocrinologista Valéria Guimarães, além de a pessoa perder massa magra (músculo) e ficar sem energia, a dieta provoca o "efeito sanfona". "O organismo não é bobo. Ele pode até ficar meio confuso no começo, mas depois recupera em dobro."
Pesquisam indicam que esse tipo de dieta também favorece o surgimento de outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e aumento do colesterol ruim.
A dieta de Atkins só não é mais preocupante, na avaliação da endocrinologista, porque 50% das pessoas a abandonam ainda no primeiro semestre de adesão.
Para ela, a melhor dieta para o brasileiro é a velha e boa combinação de arroz, feijão, carne, leite, frutas e legumes. "Um pouquinho de tudo ainda é o melhor negócio", afirma.
A médica orienta que, durante a gravidez, a mulher reforce a quantidade de cálcio -que vai ajudar na formação dos ossos do bebê-, de proteína animal -para formação dos músculos, por exemplo-, gordura -para o desenvolvimento da membrana celular e hormônios sexuais. "Os carboidratos são a fonte de energia para corpo. Os neurônios só comem isso." (CC)


Texto Anterior: Saúde: Dieta de Atkins pode prejudicar fertilidade
Próximo Texto: Plantão médico: Estudo especula sobre morte de Lênin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.