São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

foco

Galo apreendido pelo Ibama aguarda adoção em feira na av. Paulista

ANDRESSA TAFFAREL
MARCO RODRIGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há duas semanas Átila está exposto numa feira de adoção em plena avenida Paulista. Átila e mais 36 galos de combate foram apreendidos numa operação do Ibama, em julho, segundo a ONG Projeto Natureza em Forma, responsável pela feira.
Promover luta de galos é considerado maus-tratos e os organizadores podem ser punidos criminalmente.
Depois de tratamento no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), os galos aguardam adoção em um sítio em Igaratá (77 km de SP). Apenas Átila está exposto. "Receber tantos galos de uma só vez é uma novidade", diz Lito Fernandez, biólogo e fundador da Natureza em Forma.
Quem quiser levar Átila para casa terá que fornecer cópias de CPF, RG e comprovante de residência e convencer a ONG de que o bicho terá comida e espaço para se exercitar. Lito explica que a preocupação é para evitar que os galos adotados virem almoço no dia seguinte.
Dos galos apreendidos, 15 já foram adotados (12 doados a voluntários e apenas três destinados a particulares).
Lito garante que a ave não come mais do que 2 kg de ração por mês -que custa menos de R$ 2 o quilo-, além de restos de verduras e legumes.
Todos os animais disponíveis na feira de adoções, inclusive os galos, são castrados, vermifugados e levam um microchip com informações do RGA, o Registro Geral de Animais, controlado pelo Centro de Controle de Zoonoses.


Texto Anterior: Air France: França vai retomar buscas de caixa-preta
Próximo Texto: Fiscais antifumo são agredidos em Araraquara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.