São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

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Colégio de São Paulo terá ensino médio dividido em quatro grandes áreas

DA REPORTAGEM LOCAL

Por muito tempo, a escola Viva, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo, foi considerada "alternativa", distante do sistema de ensino das escolas tradicionais da cidade.
Matérias como expressão corporal e artes faziam parte do currículo obrigatório, e os conteúdos eram passados para os alunos com base em projetos, abordados por todas as disciplinas ao mesmo tempo.
Ano que vem, ironicamente, a escola vai adequar-se à tendência: dividirá o ensino médio nas mesmas áreas que o Enem 2009 - linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
Cada uma das quatro áreas abriga um grupo de disciplinas, que são planejadas juntas. "Em ciências da natureza, por exemplo, os professores de biologia, física e química criam articulações. Há um grupo de assessores externos que elabora trabalhos dessas três disciplinas em conjunto", explica o diretor do ensino fundamental e médio da escola, Francisco Ferreira.
"Foi uma feliz coincidência criarmos o ensino médio nesse momento, em que há um contexto favorável. Se fosse em outros tempos, teríamos uma grande pressão para focar só no conteúdo", diz.
O conceito não é novo em escolas como a Politeia, de linha democrática (onde os estudantes participam de todas as decisões da escola).
Todo o aprendizado no colégio de ensino fundamental é feito por "trilhas de conhecimento", diz a sócia fundadora da escola Carol Sumie.
Uma das trilhas deste ano, por exemplo, chamava-se "nossa escola, nosso bairro".
Ela estimulou os alunos a saírem pela região do parque da Água Branca (na área central de São Paulo), onde está localizada a escola, com o objetivo de estudar o bairro.
Entre as tarefas que os estudantes tinham que realizar, estavam entrevistas com moradores (para pesquisar história), escrever uma revista sobre o que viram e ouviram e fazer uma maquete, onde trabalharam conceitos matemáticos. Desta forma, todo conteúdo obrigatório por lei é passado para os estudantes, segundo a sócia da escola.
(TALITA BEDINELLI)


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