São Paulo, domingo, 02 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ceará sofre 600 tremores de terra em apenas 30 horas

Epicentro dos abalos está próximo à cidade de Sobral (240 km de Fortaleza)

Iniciados em janeiro, maioria dos tremores é imperceptível, mas alguns são mais fortes; com medo, moradores ficam ao relento

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Em apenas 30 horas, 600 tremores de terra foram registrados pelo sismógrafo instalado na região de Sobral (CE), de acordo com Eduardo Alexandre de Menezes, pesquisador do laboratório sismológico da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
O epicentro é a localidade de Jordão, a 12 km da sede de Sobral (240 km de Fortaleza), onde moradores, em pânico, dormiram mais uma noite ao relento ou sob lonas plásticas distribuídas pela Defesa Civil. A maioria não quer entrar em casa com medo de desabamento.
"Não entro em casa mais nem para cozinhar. Não sei o que fazer", disse a dona-de-casa Maria Gilmar Barbosa, 43.
Grande parte dos tremores é imperceptível, mas houve alguns mais fortes, acima de 3 graus na escala Richter, que assustaram até os moradores do centro de Sobral. Anteontem, aconteceu o mais forte até aqui, que chegou a 3,9 graus.
A atividade sísmica começou no final de janeiro e não há previsão para terminar. "Temos de fazer uma conscientização da população, pois é um fenômeno da natureza assim como a seca, a chuva. Eles vivem em uma área com sismos e terão de se acostumar", disse Menezes.
Os tremores ocorrem devido à acomodação da terra em áreas com falhas geológicas.


Texto Anterior: Novo tratamento de mioma uterino causa polêmica
Próximo Texto: Câmara que se responsabilize por benesses ao TCM, diz Kassab
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.