UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Cobrança da taxa da luz começa já neste mês

DA REPORTAGEM LOCAL

As contas de luz dos paulistanos chegarão, neste mês, com mais um imposto criado na gestão Marta Suplicy (PT): a Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública, mais conhecida como taxa da luz. As primeiras contas serão emitidas hoje com vencimento no dia 10.
Consumidores residenciais pagarão R$ 3,50. Os não-residenciais, R$ 11. Os reajustes serão anuais, seguindo o índice determinado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a tarifa de energia pública. A taxa foi aprovada no fim de 2002 pela Câmara Municipal e regulamentada por um decreto publicado no "Diário Oficial" do município.
Segundo o decreto, a taxa irá custear a iluminação pública, instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede municipal. A Eletropaulo é responsável pela cobrança e recolhimento da taxa, que será repassada ao Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fundip), vinculado à Secretaria de Infra-Estrutura Urbana.
Segundo a Eletropaulo, há 4,5 milhões de consumidores na cidade. O decreto estipula como isentos os contribuintes vinculados às unidades classificadas como "tarifa social de baixa renda".
Não será possível pagar a conta da luz sem quitar a taxa. Nem a companhia nem a prefeitura respondeu sobre um possível "beneficiamento" de quem tem contas que vencem até o dia 10 e não pagará a primeira parcela.


Texto Anterior: Nova lei: Decreto proíbe celular em posto de combustível
Próximo Texto: Impróprio para menores: Conar veta anúncio de strip-tease em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.