São Paulo, Sábado, 02 de Outubro de 1999
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MARGINAL
Preço do quilômetro rodado na nova pista será 40% maior do que o das rodovias privatizadas de SP
Pedágio será mais caro que rodoviário

GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local

O preço do quilômetro rodado da futura "rodovia urbana" que poderá ser construída na marginal Tietê é 40% maior do que o cobrado nas rodovias privatizadas no Estado de São Paulo.
O motorista deverá pagar um pedágio de US$ 1 (R$ 1,91) para poder percorrer os 25 quilômetros da "rodovia urbana" e escapar dos congestionamentos da marginal Tietê.
O custo do quilômetro rodado será de R$ 0,07, tomando-se como base o caso de uma pessoa que percorra toda a extensão da pista tarifada.
Segundo a Comissão de Concessões, órgão ligado à Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, o valor do quilômetro rodado nas rodovias concedidas à iniciativa privada é de R$ 0,05.
A diferença é que o valor cobrado nas rodovias privadas paga obras de ampliação, manutenção e atendimento 24 horas para o motorista (ambulância e guincho). Na marginal, o pedágio irá financiar a construção de uma nova pista alternativa para quem não quer ficar preso no congestionamento.
A Prefeitura de São Paulo informou que a medida vai minimizar os congestionamentos da marginal, que terá aumento de 50% na sua capacidade. Atualmente, 700 mil veículos passam pela marginal Tietê por dia, considerada o maior gargalo viário da América Latina.

Salgado
O preço da rodovia urbana pode ser ainda mais salgado, caso o motorista não utilize toda a extensão da nova pista.
Neste caso, o usuário deverá pagar a mesma tarifa e percorrer uma extensão menor.
O projeto da prefeitura prevê a instalação de seis pedágios na pista sentido Lapa-Penha. No sentido contrário, serão quatro.
A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) informou que vai realizar estudos para garantir uma cobrança diferenciada, que levará em conta a extensão usada pelo motoristas.
O projeto da Prefeitura de São Paulo prevê a construção de duas novas pistas na marginal Tietê, uma em cada sentido. As pistas serão construídas no canteiro central, entre a via expressa (lado do rio) e a via local (acesso aos bairros).
A previsão da prefeitura é que o projeto do pedágio na marginal Tietê seja aprovado pela Câmara Municipal, em segunda votação, até o final da próxima semana.
Depois, a prefeitura pretende acelerar o lançamento do edital de licitação para definir a empresa que vai explorar os pedágios da marginal nos próximos 30 anos. A concessionária deverá entregar a obra no final do ano 2000.


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