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MARGINAL
Preço do quilômetro rodado na nova pista será 40% maior do que o das rodovias privatizadas de SP
Pedágio será mais caro que rodoviário
GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local
O preço do quilômetro rodado
da futura "rodovia urbana" que
poderá ser construída na marginal Tietê é 40% maior do que o cobrado nas rodovias privatizadas
no Estado de São Paulo.
O motorista deverá pagar um
pedágio de US$ 1 (R$ 1,91) para
poder percorrer os 25 quilômetros da "rodovia urbana" e escapar dos congestionamentos da
marginal Tietê.
O custo do quilômetro rodado
será de R$ 0,07, tomando-se como base o caso de uma pessoa
que percorra toda a extensão da
pista tarifada.
Segundo a Comissão de Concessões, órgão ligado à Secretaria
dos Transportes do Estado de São
Paulo, o valor do quilômetro rodado nas rodovias concedidas à
iniciativa privada é de R$ 0,05.
A diferença é que o valor cobrado nas rodovias privadas paga
obras de ampliação, manutenção
e atendimento 24 horas para o
motorista (ambulância e guincho). Na marginal, o pedágio irá
financiar a construção de uma
nova pista alternativa para quem
não quer ficar preso no congestionamento.
A Prefeitura de São Paulo informou que a medida vai minimizar
os congestionamentos da marginal, que terá aumento de 50% na
sua capacidade. Atualmente, 700
mil veículos passam pela marginal Tietê por dia, considerada o
maior gargalo viário da América
Latina.
Salgado
O preço da rodovia urbana pode
ser ainda mais salgado, caso o
motorista não utilize toda a extensão da nova pista.
Neste caso, o usuário deverá pagar a mesma tarifa e percorrer
uma extensão menor.
O projeto da prefeitura prevê a
instalação de seis pedágios na pista sentido Lapa-Penha. No sentido contrário, serão quatro.
A Secretaria Municipal dos
Transportes (SMT) informou que
vai realizar estudos para garantir
uma cobrança diferenciada, que
levará em conta a extensão usada
pelo motoristas.
O projeto da Prefeitura de São
Paulo prevê a construção de duas
novas pistas na marginal Tietê,
uma em cada sentido. As pistas
serão construídas no canteiro
central, entre a via expressa (lado
do rio) e a via local (acesso aos
bairros).
A previsão da prefeitura é que o
projeto do pedágio na marginal
Tietê seja aprovado pela Câmara
Municipal, em segunda votação,
até o final da próxima semana.
Depois, a prefeitura pretende
acelerar o lançamento do edital de
licitação para definir a empresa
que vai explorar os pedágios da
marginal nos próximos 30 anos.
A concessionária deverá entregar
a obra no final do ano 2000.
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