São Paulo, Sábado, 02 de Outubro de 1999
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Obra é maior, afirma secretário

da Reportagem Local

O secretário municipal dos Transportes, Getúlio Hanashiro, afirmou ontem que o valor do pedágio urbano será mais caro do que o rodoviário por causa do volume de obras previstas no projeto municipal.
Segundo Hanashiro, a empresa vencedora terá de construir as novas pistas e fazer melhorias também nas vias que não terão pedágios.
A licitação irá incluir uma série de obras que estão engavetadas na CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) há mais de dez anos por falta de verba.
As obras incluem melhorias no traçado das pistas e aperfeiçoamento dos trevos de acesso a algumas pontes.
O secretário também informou que o projeto de concessão prevê a instalação de painéis de mensagens e serviços de atendimento ao usuário.
"Nas concessões estaduais, as empresas não precisam construir a pista e já entram de cara arrecadando receita com o pedágio. Na marginal, a concessionária precisará construir duas pistas e poderá cobrar pedágio apenas depois de um ano", disse Hanashiro.
Segundo o secretário, as novas pistas da marginal deverão receber um tráfego diário de pelo menos 100 mil veículos por dia. Hanashiro afirmou que esse volume, superior ao da rodovia Presidente Dutra (80 mil veículos dia), será a principal garantia para atrair o interesse da iniciativa privada.
"Não é qualquer rodovia no mundo que tem um volume tão grande de veículos como esse. Também é preciso levar em conta que existe uma escassez de obras no Brasil e o país também está aberto para investimentos internacionais", disse o secretário.

120 km/h
Pelo projeto da secretaria, as novas pistas da marginal terão velocidade máxima de 120 km/h, o mesmo limite permitido em algumas rodovias estaduais e federais. A velocidade máxima da pista expressa da marginal Tietê hoje é de 90 km/h.
Hanashiro também afirmou que a nova pista permitirá que o usuário realize o percurso de 25 quilômetros em 20 minutos.
Atualmente, o mesmo trajeto demora cerca de 1h30 no horário de pico. (GN)


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