São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colesterol alto aumenta risco

DA REPORTAGEM LOCAL

Um outro fator de risco cardiovascular muito presente na mulher é o colesterol alto. Em São Paulo, 44% do público feminino tem elevado nível de gordura no sangue. No entanto, apenas 8% delas tratam o problema.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada no ano passado, com 400 mulheres, durante uma campanha da Sociedade Brasileira de Cardiologia, patrocinada pela Pfizer.
Há controvérsias sobre a decisão de fazer ou não o tratamento do colesterol alto com remédio quando ele é o único fator de risco. Nessa situação, exercícios e dieta equilibrada podem reduzir o nível sem a necessidade de medicamentos, diz o cardiologista Otávio Rizzi Coelho, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Mas a situação muda se o colesterol estiver associado ao tabagismo, ao sedentarismo e à obesidade.


Texto Anterior: Saúde: Executiva se expõe mais que homem a doenças cardíacas
Próximo Texto: Saúde/Odontologia: Infecção em dentes do siso traz risco de doença cardíaca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.