São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

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Europa tem maior rigor com gás carbônico

FELIPE NÓBREGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na Europa, o cálculo de tributação dos automóveis é influenciado diretamente pela emissão de CO2 -nas tabelas de preços, as informações relativas ao poluente e à tributação são obrigatórias.
Na Inglaterra, o pequeno Smart Fortwo, que emite 116 g/km de CO2, paga 10% de imposto. Já o utilitário Porsche Cayenne V8 Turbo (358 g/km) é taxado em 35%. O governo francês concede bônus de 5.000 para quem compra um veículo elétrico, que não emite CO2.
Os veículos elétricos de produção em série e os compactos de baixa emissão de poluente, inclusive, foram os destaques da última edição do Salão de Frankfurt, em setembro, na Alemanha.
Lá, os carros expostos traziam adesivos para anunciar quanto de CO2 emitiam. Alguns anos atrás, era a potência dos motores que chamava a atenção do púbico.
Nos EUA, desde 2007, o governo exige também que as montadoras limitem o consumo de combustível dos veículos zero-quilômetro.
Mas o presidente Barack Obama, em março, decidiu intensificar as regras: até 2016, os automóveis lá vendidos deverão percorrer uma média de 35,5 milhas por galão (aproximadamente 15 km por litro de gasolina).
Segundo a Casa Branca, isso representaria uma redução de 900 milhões de toneladas em emissões de dióxido de carbono, já que o consumo de combustível e a emissão do gás são diretamente proporcionais.
A legislação brasileira ignora o gás carbônico e só exige controle do hidrocarboneto, do monóxido de carbono e do óxido de nitrogênio. A relevância para o gás na nova Nota Verde foi pedido do ministro Carlos Minc.
Até setembro, o consumidor não tinha acesso aos números de emissões de CO2, blindados pelas montadoras.


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