São Paulo, quarta-feira, 02 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab quer buscar dinheiro privado para monotrilhos

Prefeito de SP pretende obter da iniciativa privada R$ 3 bilhões dos R$ 4,5 bilhões do projeto; 1º edital para construção será lançado hoje

Proposta é privatizar operação do sistema; empresa vencedora, então, bancaria a construção de parte dos 34 km de linhas na zona sul de SP

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) lança hoje o primeiro edital para a construção de 34 km de linhas de monotrilho na zona sul de São Paulo. Ele pretende privatizar a operação do sistema para, com isso, levantar dois terços do financiamento do projeto -de R$ 4,5 bilhões.
O monotrilho da zona sul, que vai usar o mesmo sistema do Expresso Tiradentes, terá dois ramais partindo do terminal do Jardim Ângela (zona sul), que será reformulado. O sistema deve ter capacidade para até 30 mil passageiros/hora e tarifa igual à do Metrô.
Um dos ramais, que Kassab planeja começar a construir em 2011 e entregar no ano seguinte, quando deixa o cargo, vai chegar à Vila Olímpia, passando por Santo Amaro e pelo eixo das avenidas Chucri Zaidan e Luiz Carlos Berrini.
O outro ramal vai cruzar bairros populosos da zona sul e chegar até a futura estação do Metrô da Vila Sônia (linha 4-amarela), que deve começar e operar no próximo ano.
Segundo Kassab, a opção pelo monotrilho -metrô leve sobre pneus que trafega sobre um único trilho- porque o relevo acidentado e a alta concentração populacional na zona sul tornariam o metrô muito caro.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, também defendeu a alternativa do monotrilho, por exigir um número menor de desapropriações e ser uma obra rápida.
"O sistema viário da zona sul está saturado [o que dificulta implantar mais linhas de ônibus]. E o monotrilho leva o dobro de passageiros", diz.
Kassab disse que o impacto visual do monotrilho, que trafega sobre estruturas suspensas, não vai desvalorizar a região cortada pelo trem. "É um impacto bastante reduzido. Vamos ter áreas ajardinadas e ciclovias sob o monotrilho."
Conforme cálculos da Secretaria dos Transportes, a nova linha de monotrilhos atenderá 80% da demanda atual de trajetos locais feitos de ônibus e quase 100% das rotas para a região central.

Modelo
Kassab afirma que a construção do monotrilho vai seguir o modelo adotado pelo governo do Estado para o Rodoanel: o governo privatizou o trecho oeste e, com a receita, está construindo o trecho sul.
No caso do monotrilho, afirma Kassab, a prefeitura vai construir o primeiro trecho -de 11 km, entre o Jardim Ângela e Santo Amaro- e privatizar a operação do sistema.
A empresa que assumir a operação, como contrapartida, se compromete a construir os 23 km restantes. Para Kassab, o projeto será atraente à iniciativa privada, devido à demanda por transporte público na zona sul ser a maior da cidade.


Texto Anterior: Ainda não há uma definição, diz secretaria
Próximo Texto: Verba: Sistema custa menos do que o metrô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.