São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capitão-maestro nunca deu tiro na rua

da Reportagem Local

O capitão Antonio Carlos Fernandes, 45, está há 22 anos na Polícia Militar, mas nunca deu um tiro nas ruas -só em estandes de treinos. Capitão Fernandes é um tipo especial de policial. Comanda o Corpo Musical da PM, do qual é maestro. Sua arma é a batuta.
O capitão integra o grupo de 620 policiais do Estado que são músicos. Só fazem policiamento nas operações especiais, que ocorrem no Carnaval, por exemplo, ou por determinação do comando.
No Corpo Musical tudo é superlativo. Está lá a mais antiga banda sinfônica do país, fundada em 1857. Tem o maior acervo de hinos do mundo. É a maior sinfônica militar da América Latina, como enumera o capitão. Só na cidade de São Paulo, são 240 policiais-músicos, 14 dos quais são maestros. No interior, há outras 14 bandas.
A carreira de um policial-músico começa como a de qualquer PM. Faz a escola da polícia e fica dois anos no policiamento.
A partir daí entra no Quadro de Oficiais Especialistas, onde estão lotados médicos, dentistas e farmacêuticos. Estuda seis meses de música e, se tiver vaga, entra para a banda.
Não é muita mamata? "Não", diz o capitão. "Somos PMs, fazemos policiamento e prestamos serviços à comunidade."
A banda sinfônica, com 75 instrumentistas, é a face musical mais conhecida da PM, mas não é a única. São oito grupos, entre os quais um sexteto de cordas, uma "jazz band" e um grupo pop. Tocam de Tchaikóvski a "É o Tchan".
Os oito corpos fazem de 40 a 50 apresentações por semana.
Animam de formaturas a casamentos. Há grupos para todas as ocasiões. Em aniversários da PM, brilha a Banda Sinfônica. A festas refinadas, envia-se o sexteto.
Em 99% dos casos, os grupos se apresentam de graça. Quando não tocam de graça, cobram R$ 600.
Para obter os seus serviços basta enviar um ofício à 5ª Seção do Estado-Maior da PM, à praça Coronel Fernando Prestes, 115, CEP 01124-060, São Paulo, SP. (MCC)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.