São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trintões assumem
fama de mau em livro


Paulo Giandalia/Folha Imagem
O comerciante Rodney Pereira, que, assim como o personagem de "Alta Fidelidade", diz ainda não ter saído da adolescência apesar de ter 35 anos


da Reportagem Local

Os homens de 30 também estão fazendo sucesso em livros. Lançado no Brasil quase ao mesmo tempo que "O Diário de Bridget Jones", o romance "Alta Fidelidade", do inglês Nick Hornby (editora Rocco), fala de um trintão que não consegue se assumir na vida adulta.
O personagem principal, Rob Fleming, 35, é dono de uma loja de discos, tem poucas ambições e se comporta como adolescente muitas vezes. Sua vida afetiva é complicada e ele assume que, sem querer, é canalha com as mulheres.
Ao contrário de Bridget Jones, que tenta arrumar um marido, Robie Fleming já foi casado várias vezes. Só que as mulheres acabaram indo embora.
Muitos homens se identificam com o personagem e assumem que têm dificuldades em crescer. É esse o caso do produtor musical Marcelo, 39, nome fictício. "Só estou começando a entrar na vida adulta agora, que estou prestes a completar 40 anos", diz.
O comerciante Rodney Pereira, 35, dono de uma loja de discos, concorda. "Acho que retardamos muito a nossa adolescência mesmo. Sempre fui muito de sair à noite, ir a shows e bares. Você acaba ficando jovem por mais tempo", diz.
Rodney é casado há 13 anos e não pensa em ter filhos. "Minha vida não comporta isso e, na verdade, acho que nunca vou ficar adulto."
Segundo Marcelo, ser um homem de 30 anos na década de 90 é complicado. "Não sabemos muito como agir com as mulheres. Elas estão muito exigentes e a gente acaba ficando sem saber o que fazer", diz.
Em trecho de "Alta Fidelidade", o personagem diz ter inveja da vida do pai. "Ele não tinha que se preocupar com coisas como orgasmo feminino e ponto G e não precisavam aprender a cozinhar para conquistar uma mulher."
Marcelo concorda. "Não fomos criados para pensar no prazer das mulheres", diz.
Segundo ele, muitos de seus relacionamentos acabaram por causa de "canalhices" de sua parte. "Você fica inseguro e acaba tratando as mulheres mal", diz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.