São Paulo, domingo, 03 de maio de 2009

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Mercado diz que vaga maior está mais difícil

Construtores negam fazer demarcações menores em garagens e defendem revisão da cota para carros de maior porte

Hubert Gebara, do Secovi, diz que há 20 anos, era mais fácil um prédio oferecer vagas que chegavam ao tamanho de 4 m por 7

DA REPORTAGEM LOCAL

O setor imobiliário admite que a possibilidade de oferecer vagas maiores é reduzida hoje. "Tratou-se de uma imposição de mercado", afirma Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi (Sindicato da Habitação) de São Paulo.
Ele conta que, há 20 anos, era mais fácil um prédio oferecer vagas que chegavam ao tamanho de 4 m por 7 m, medidas que caíram muito.
Entre os motivos, ele aponta que "as leis mais restritivas ao setor, terrenos mais escassos, principalmente em locais de boa venda, como nas proximidades de estações do metrô".
Esses e outros fatores aumentam o custo da construção e exigem um aproveitamento do espaço que torne o empreendimento viável economicamente, segundo ele. Uma das apostas tem sido optar por áreas pequenas em prédios com muitos apartamentos.
Se o prédio tem área para construir mais vagas nas garagens além das obrigatórias, as tamanho "p" são uma opção de aproveitamento de espaço.
Algumas construtoras tentam fugir dos limites do Código de Obras. A Tecnisa, por exemplo, tem vagas do tipo pequena com largura de 2,10 m, o que dá 20 cm a mais entre duas vagas em comparação com vagas de largura mínima.
O arquiteto Jonas Birger, que faz projetos para grandes construtoras, diz que de seu escritório não saem projetos com largura menor que 2,30 m. "Com 2 m a pessoa não consegue sair".
Hubert Gebara diz que administradoras têm sentido, devido às facilidades de financiamento, um aumento na presença dos automóveis grandes. Ele apoia a revisão da fatia de 5% para esse tipo de veículo.
Nega, porém, que construtoras façam vagas menores que o permitido, pois não conseguiriam, por exemplo, o Habite-se.


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