São Paulo, terça-feira, 03 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Tráfego intenso provocou efeito cascata, diz empresa

Alteração de voos fez tripulações atingirem o limite da jornada, alega Gol; Anac afirma ter pedido explicações

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

A Gol informou que os passageiros afetados pelos voos cancelados ou atrasados estão sendo reacomodados em outros voos ou, quando necessário, em hotéis.
Em nota divulgada ontem, a companhia disse que os problemas são ainda "reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira", quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas de Congonhas, que fecha às 23h, para Guarulhos.
Essa transferência de voos, segundo a Gol, levou algumas tripulações a atingir o limite de horas da jornada de trabalho previsto na regulamentação profissional. Como elas não podiam voar, os voos saíram atrasados, gerando efeito cascata.
A Gol disse ainda que seu quadro de colaboradores "é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado". A companhia possui 3.000 pilotos e 5.000 comissários.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que pediu explicações à Gol, que atribuiu os problemas de atrasos nos voos a uma mudança no software que processa a escala de trabalho dos tripulantes. A alteração, feita no fim de semana, teria feito com que eles atingissem o limite máximo de horas de trabalho permitido por lei, segundo nota da agência.
Explicação na mesma linha foi divulgada pela Infraero. A Anac divulgou um telefone e um endereço na internet para os passageiros de voos da Gol com atraso que não sejam atendidos satisfatoriamente pela companhia.
Queixas poderão ser registradas por meio do número 0800-7254445 ou do site.


Texto Anterior: Gol cancela voos sucessivos e deixa milhares nos aeroportos
Próximo Texto: Nova regra para bagagem vale a partir de outubro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.