São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Andrea Matarazzo deixa a gestão Kassab

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de nove meses de desconforto, marcados pelo esvaziamento de suas atribuições, o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, apresentou ontem pedido de demissão ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
O secretário-adjunto, Ronaldo Camargo, foi convidado para substituí-lo ao menos temporariamente. Camargo compunha a Coordenação das Subprefeituras já na gestão do hoje secretário de Esportes e rival de Matarazzo, Walter Feldman.
Amigo do governador José Serra (PSDB), Matarazzo via seu poder desidratar desde as eleições do ano passado, quando apoiou formalmente o candidato do PSDB à Prefeitura, Geraldo Alckmin, e caiu em desgraça entre os kassabistas.
De lá para cá, a secretaria emagreceu significativamente: perdeu o controle sobre reformas, as coordenadorias de esportes e de ação social. Além disso, 29 dos 31 subprefeitos da cidade foram substituídos, inclusive para acomodação de novos aliados.
Antes partilhada, a responsabilidade pela limpeza urbana foi concentrada nas mãos do democrata Alexandre Moraes (Serviços). Tanto é que, há 15 dias, os subprefeitos foram convocados para uma reunião com Kassab e Moraes. Na pauta, o corte de despesas com varrição e coleta de lixo. Matarazzo não foi convidado.
Semana passada, durante um almoço com o prefeito, Matarazzo chegou a colocar o cargo à disposição. Condicionou a permanência à revisão do corte do orçamento para coleta de lixo. Mas não obteve resposta.
Não foi a primeira vez que Matarazzo cogitou sair. No fim de 2008, incomodado com rumores de demissão, questionou Kassab. Mas prefeito e governador pediram que ficasse.
Kassab, no entanto, demonstrava falta de confiança em Matarazzo. O prefeito chegou a se queixar com Serra, atribuindo a ele o vazamento de notícias negativas. Na campanha, Matarazzo foi criticado por manter em sua equipe tucanos ligados a Alckmin. Também debitaram em sua conta a publicidade de um e-mail do prefeito endereçado aos subpreitos.
Ontem, em nota, Kassab elogiou a elegância de Matarazzo.


Texto Anterior: Clima de revolta domina enterro de adolescente
Próximo Texto: Petição eletrônica: Pedidos de separação e divórcio poderão ser feitos pela internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.