São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP inaugura hoje a árvore de Natal do Ibirapuera

500 mil microlâmpadas vão enfeitar estrutura de 60 m

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo ganhará hoje seu maior enfeite de Natal. Às 19h30, o prefeito Gilberto Kassab (PFL) inaugura a já tradicional árvore de Natal do Ibirapuera, em uma parceria da prefeitura com um banco. A árvore tem 60 metros de altura (o equivalente a um prédio de 20 andares) e pesa 210 toneladas. Seus 28 metros de diâmetro estão enfeitados com mais de 500 mil microlâmpadas.
O evento, com audição de música coral e de orquestra, será comandado pela apresentadora de TV Hebe Camargo. Em seguida, haverá queima de fogos durante sete minutos.
Também no Ibirapuera, até o dia 25, a fonte multimídia do parque vai apresentar músicas típicas, novas coreografias para o balé das águas e 1,2 milhão de microlâmpadas instaladas em 220 árvores que beiram o lago.
Além do enfeite gigante, a prefeitura está decorando outros espaços da cidade, como o edifício Matarazzo (sede da prefeitura), o vale do Anhangabaú, com uma árvore de Natal de 15 metros de altura, e os viadutos do Chá e Santa Ifigênia. Na rua Normandia, em Moema, cairá neve artificial.
O banco Santander Banespa, parceiro da prefeitura na decoração, também vai apresentar a decoração da torre do Banespa, na região da Sé, com 600 mil microlâmpadas e 15 mil metros de mangueiras de luz.
Para que os visitantes e moradores aproveitem todas as atrações, a SPTuris dá início, no dia 9, aos roteiros turísticos natalinos, que passarão pelos principais pontos de Natal na cidade. Serão dois itinerários, com quatro ônibus por dia. Eles sairão a partir das 19h do viaduto do Chá até o dia 23. A passagem custará R$ 6, e as vendas acontecerão na Central de Informação Turística Olido, na av. São João, 473, Centro, tel. 0/xx/11/3331-7786.

Shoppings
Os shoppings de São Paulo não devem ter a maratona de Natal neste ano, em que as lojas ficam abertas por 32 horas seguidas. Em 2005, nove shoppings participaram da jornada.
O Sindicato dos Comerciários alega que o acordo fechado com os shoppings, por meio do Ministério Público do Trabalho, pode ter desestimulado a reedição da jornada.
O acordo prevê a aplicação de multa de até R$ 5.000 para os shoppings que descumprirem cláusulas de trabalho e valeria para a jornada de 32 horas que antecede o Natal.
Segundo o presidente do sindicato, Ricardo Patah, shoppings e lojas descumpriram as regras nos anos anteriores, principalmente o excesso de horas extras diárias.
O diretor-superintendente da Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping), Luiz Augusto da Silva, confirmou que nenhum shopping se programou para realizar a jornada, mas não mencionou o acordo trabalhista como obstáculo para a campanha.
Para ele, talvez a jornada realizada no ano passado não tenha sido tão vantajosa para os lojistas dos shoppings.


Colaborou a Folha Online

Texto Anterior: Funcionários de hospital do Rio já perderam 3 t
Próximo Texto: Súmula vinculante é um retrocesso, afirma D'Urso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.