São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detran mudará para a avenida do Estado

Decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM) cede prédio da Subprefeitura da Sé para o órgão estadual

DA REPORTAGEM LOCAL

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai se mudar do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, para o centro da cidade neste ano.
O "Diário Oficial" da Cidade de ontem publicou um decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM) que transfere o Detran para o prédio de número 900 na avenida do Estado -onde, hoje, funciona a Subprefeitura da Sé. A área tem, ao todo, 51,8 mil metros quadrados.
O anúncio já havia sido feito pelo governador José Serra (PSDB) em outubro do ano passado, mas a transferência ainda estava sendo discutida entre os técnicos do Detran e da prefeitura.
O atual prédio onde funciona o Detran, projetado por Oscar Niemeyer, será ocupado pelo MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP (Universidade de São Paulo).
A idéia do governo do Estado é transformar a região do parque do Ibirapuera em um pólo cultural -estão lá também o MAM (Museu de Arte Moderna), o Museu Afro Brasil, o prédio da Bienal, a Oca e o auditório do Ibirapuera, tradicionais locais onde são realizados eventos culturais.

Sede provisória
A Subprefeitura da Sé deve ser transferida para a região da cracolândia -que a prefeitura rebatizou com o nome de Nova Luz. O bairro está sendo revitalizado com investimentos públicos.
Além da subprefeitura, a região vai abrigar também as novas sedes da Prodam -empresa municipal de processamento de dados- e da Guarda Civil Metropolitana.
Enquanto o novo prédio não fica pronto, a Subprefeitura da Sé vai ocupar uma sede provisória no centro, em um prédio a ser reformado na rua Álvares Penteado.
O edifício, que pertencia a uma corretora do antigo Banespa, é do governo do Estado e está fechado.
Em até 15 dias deve ser publicado um decreto de José Serra transferindo à prefeitura o prédio da Álvares Penteado.
A prefeitura estima que, com essa questão burocrática resolvida, as obras de adaptação do novo prédio estarão prontas em dois a três meses e a mudança poderá ser feita.
O secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, ressalva que, se o prédio provisório atender satisfatoriamente às necessidades, ele pode se tornar definitivo. Nesse caso, uma outra secretaria municipal também seria transferida para a região da Nova Luz.
Segundo ele, a área de atendimento ao público na sede provisória será maior que a atual.

Transferência
O Detran não confirmou ontem a data da transferência para sua nova sede. Segundo a Folha apurou, se a subprefeitura se mudar até abril, como está previsto, o Detran ocuparia o novo prédio até junho.
Ontem, a assessoria do Detran informou que só agora -com a oficialização da transferência do prédio- serão feitos os estudos para a mudança.
O governo do Estado pretende descentralizar as atividades do Detran. Para a avenida do Estado irá apenas a parte de atendimento ao público -documentações, exames, emplacamentos de veículos, etc.
Já as áreas administrativas serão divididas em dois prédios do governo nas ruas Boa Vista e João Brícola, ambas no centro.
Além disso, o Detran deve ter outras duas praças de atendimento ao público -nas zonas leste e sul de São Paulo.
(EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Governo quer atrelar valor de multas ao do veículo
Próximo Texto: Kassab estuda criar secretaria para deputado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.