São Paulo, segunda, 4 de janeiro de 1999

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Empresas culpam passageiros

da Reportagem Local

As empresas aéreas alegam que parte da culpa pelo overbooking é dos passageiros e agentes de viagens, que fazem reservas em várias companhias, escolhem uma e não cancelam as outras. Essa prática cria o chamado "no show" (não-comparecimento).
Segundo Mauro Gandra, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), o índice de "no show" no Brasil é de 20% a 22%, enquanto no resto do mundo gira em torno de 15%.
Ele afirma que o overbooking é praticado mundialmente pelas empresas aéreas como forma de se proteger dos prejuízos causados pelo "no show". As empresas definem o quanto de passagens vão vender a mais de acordo com levantamentos estatísticos que indicam o índice de "no show" previsto em cada vôo.
O SNEA promove nesta quarta-feira uma reunião com representantes das agências de viagens e dos administradores de sistemas de reservas para discutir como controlar o "no show" -o que, consequentemente, diminuiria o overbooking.
Ele diz acreditar que, com a discussão do assunto, as pessoas já estão ficando mais conscientizadas sobre a necessidade de cancelar as reservas não utilizadas.
A Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) informou que está participando dos estudos e discussões sobre o assunto e planeja uma campanha de conscientização do usuário sobre o cancelamento das reservas.



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