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Empresas culpam passageiros
da Reportagem Local
As empresas aéreas alegam que
parte da culpa pelo overbooking é
dos passageiros e agentes de viagens, que fazem reservas em várias
companhias, escolhem uma e não
cancelam as outras. Essa prática
cria o chamado "no show"
(não-comparecimento).
Segundo Mauro Gandra, presidente do Sindicato Nacional das
Empresas Aeroviárias (SNEA), o
índice de "no show" no Brasil é
de 20% a 22%, enquanto no resto
do mundo gira em torno de 15%.
Ele afirma que o overbooking é
praticado mundialmente pelas
empresas aéreas como forma de se
proteger dos prejuízos causados
pelo "no show". As empresas definem o quanto de passagens vão
vender a mais de acordo com levantamentos estatísticos que indicam o índice de "no show" previsto em cada vôo.
O SNEA promove nesta quarta-feira uma reunião com representantes das agências de viagens
e dos administradores de sistemas
de reservas para discutir como
controlar o "no show" -o que,
consequentemente, diminuiria o
overbooking.
Ele diz acreditar que, com a discussão do assunto, as pessoas já
estão ficando mais conscientizadas sobre a necessidade de cancelar as reservas não utilizadas.
A Abav (Associação Brasileira
das Agências de Viagens) informou que está participando dos estudos e discussões sobre o assunto
e planeja uma campanha de conscientização do usuário sobre o
cancelamento das reservas.
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