São Paulo, quinta-feira, 04 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

PF recebe novas denúncias de "pais de aluguel"

DAS REGIONAIS, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Polícia Federal de São José dos Campos recebeu denúncias anônimas sobre o envolvimento de outras pessoas na quadrilha dos "pais de aluguel", que levava crianças para o exterior com passaportes falsos.
Segundo o delegado Reinaldo Boarim, que conduz a investigação do caso, a quadrilha pode ter cerca de 15 integrantes e levava cerca de 20 crianças por semana ao exterior.
"As pessoas estão sendo identificadas e, nos próximos dias, poderão ser emitidos alguns mandados de busca e apreensão de materiais que comprovem seu envolvimento no esquema", disse.
Ontem, um "pai de aluguel" que já foi indiciado, identificado apenas como Francisco, não compareceu à delegacia para prestar depoimento, previsto para as 16h.
"Ele será intimado novamente, em outra data. Se não aparecer, vamos expedir um mandado de busca para que ele venha à força. Mas isso, só em último caso", afirmou Boarim.
Mauro Gomes Ribeiro, que é marido de Maria do Socorro Gomes Ribeiro, apontada como a mentora intelectual da quadrilha, também não se apresentou à polícia para prestar esclarecimentos.
Ele é acusado de fazer os contatos com os possíveis "pais de aluguel" que são funcionários da GM (General Motors do Brasil), empresa onde Ribeiro trabalha há mais de 20 anos.
A Folha procurou ontem Ribeiro e sua mulher para que pudessem comentar as acusações, mas o casal não foi localizado no telefone de sua casa.
Todos os passaportes emitidos para crianças e adolescentes pela delegacia da PF de São José dos Campos, nos últimos três meses, estão sendo revistos.
Segundo a Polícia Federal, todos os documentos estão sendo checados novamente, de forma minuciosa.
(ELIANE MENDONÇA)


Texto Anterior: Diplomacia: Chegam mais 251 deportados dos EUA
Próximo Texto: Saúde: Cidade paulista adota plano contra obesos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.