UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vegetação é tema de atividades escolares

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUBATÃO

O trabalho educativo lançado pelas sociedades de melhoramentos das favelas contra novas invasões e em favor da preservação ambiental fez do mangue o tema que permeia todas as atividades da escola municipal Professora Elza Silva dos Santos, a única de ensino fundamental da região.
De acordo com a diretora Marlene de Araújo Santos, os alunos aprendem geografia, por exemplo, a partir de referências extraídas do cotidiano deles próprios, muitos dos quais moradores das palafitas situadas à beira do rio Paranhos.
Um desses estudantes foi o autor do nome simbólico do caranguejo local, escolhido em um concurso na escola.
Observando os caranguejos por um buraco no chão do barraco onde vive, o estudante inscreveu no concurso o nome Três Cocos, onomatopéia que remete ao ruído produzido pelos animais durante a cópula.
A própria cerca virou objeto de discussão entre as crianças, apontada como meio para evitar a extinção do "Três Cocos".
De acordo com a diretora, os estudantes aprenderam a distinguir o macho e a fêmea do caranguejo e começaram a repassar a informação para pais e pescadores, com o objetivo de que eles não capturem a fêmea, garantindo a manutenção da espécie.
"O mangue virou a temática da escola. Já criamos cursos de capacitação, palestras, gincanas e seminários. É um ponto de partida. Tudo o que a gente faz está relacionado a isso", afirmou a diretora Marlene Santos.
Entre as atividades das crianças está a coleta de lixo limpo. Elas recolhem das ruas dos bairros e do comércio local embalagens recicláveis e levam para a escola, onde produzem objetos decorativos e criam invólucros para presentes. Uma das peças criadas com esse material é uma maquete do próprio mangue, reproduzido no interior de uma caixa-d'água. (FS)


Texto Anterior: Sentença determina retirada em um ano
Próximo Texto: Educação: Ministro quer taxar ex-universitários
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.