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Sensores externos do Airbus congelaram, diz revista francesa
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A revista francesa "Le Point"
publicou ontem em seu site na
internet a informação de que
entre as mensagens automáticas recebidas do voo 447 pela
Air France haveria a indicação
de que sensores externos do
Airbus enfrentaram congelamento severo.
Não houve confirmação ou
negativa imediata à notícia. Ela
tem implicação grande na composição do quadro de especulações sobre o conjunto de fatores que derrubou o avião.
Se congelaram, os sensores
podem passar a informar dados
errados ao computador de navegação, como altitude e inclinação do nariz. Como ocorreu
em dois casos na Austrália no
ano passado, esses dados errados podem confundir o computador que controla a estabilidade do avião, desligando o piloto
automático e fazendo manobras forçadas por entender que
o avião está num movimento
incorreto.
A investigação e a própria
Airbus afirmam que pilotos de
aviões A330 e A340 precisam
desligar um dos sistemas de dados de navegação, o ADR-1,
quando houver problemas indicados no painel de controle
com outro instrumento, o IR
(um dos indicadores de altitude). Mas não há previsão do que
fazer caso os sensores externos
alimentem os computadores
incorretamente.
Como a partir das 23h10 o piloto automático foi desligado e
uma série de falhas elétricas foi
reportada pelo sistema de mensagens automáticas, o fato deverá chamar a atenção dos investigadores -no caso de a "Le
Point" estar correta.
Outro problema que poderia
ocorrer seria um curto-circuito
devido ao sistema de aquecimento automático dos sensores. Se o curto poderia afetar o
avião como um todo, é algo para
a investigação apurar.
A Air France disse ter recebido dezenas de mensagens automáticas pelo sistema Acars (via
satélite), mas não as revela integralmente. Falou apenas genericamente em falha elétrica e
despressurização.
(IGOR GIELOW)
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