São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

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Sensores externos do Airbus congelaram, diz revista francesa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A revista francesa "Le Point" publicou ontem em seu site na internet a informação de que entre as mensagens automáticas recebidas do voo 447 pela Air France haveria a indicação de que sensores externos do Airbus enfrentaram congelamento severo.
Não houve confirmação ou negativa imediata à notícia. Ela tem implicação grande na composição do quadro de especulações sobre o conjunto de fatores que derrubou o avião.
Se congelaram, os sensores podem passar a informar dados errados ao computador de navegação, como altitude e inclinação do nariz. Como ocorreu em dois casos na Austrália no ano passado, esses dados errados podem confundir o computador que controla a estabilidade do avião, desligando o piloto automático e fazendo manobras forçadas por entender que o avião está num movimento incorreto.
A investigação e a própria Airbus afirmam que pilotos de aviões A330 e A340 precisam desligar um dos sistemas de dados de navegação, o ADR-1, quando houver problemas indicados no painel de controle com outro instrumento, o IR (um dos indicadores de altitude). Mas não há previsão do que fazer caso os sensores externos alimentem os computadores incorretamente.
Como a partir das 23h10 o piloto automático foi desligado e uma série de falhas elétricas foi reportada pelo sistema de mensagens automáticas, o fato deverá chamar a atenção dos investigadores -no caso de a "Le Point" estar correta.
Outro problema que poderia ocorrer seria um curto-circuito devido ao sistema de aquecimento automático dos sensores. Se o curto poderia afetar o avião como um todo, é algo para a investigação apurar.
A Air France disse ter recebido dezenas de mensagens automáticas pelo sistema Acars (via satélite), mas não as revela integralmente. Falou apenas genericamente em falha elétrica e despressurização. (IGOR GIELOW)


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