São Paulo, quinta, 4 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Branco tem 800 pontos de drogas

da Agência Folha, em Rio Branco

Um levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Acre apontou o envolvimento de pelo menos 17 mil pessoas com o narcotráfico em Rio Branco, cidade que tem cerca de 230 mil habitantes.
O número foi divulgado à imprensa acreana no final do ano passado pelo delegado Eremildon de Souza, do 2º Distrito Policial, e creditado a um estudo da secretaria, que apontou ainda a existência de 800 pontos de venda de droga na cidade.
O subsecretário da Segurança Pública do Estado, Silvano Rabelo, 37, considera hoje que os números foram superdimensionados, mas não faz estimativa atual dos envolvidos.
Sobre as chamadas "bocas-de-fumo", ele diz acreditar que "apenas" 300 pontos estejam em atividade hoje na cidade de Rio Branco.
A localização geográfica do Acre é uma das explicações para uma atividade tão intensa dos traficantes na cidade. O Acre faz divisa com dois países produtores de cocaína, Peru e Bolívia.
Segundo Rabelo, a droga entra no Estado por vários rios, igarapés e trilhas abertas na selva amazônica, além de ser trazida em aviões pequenos que pousam em dezenas de pistas clandestinas. As pistas também funcionam como "trampolins" para o mercado internacional da droga.
A principal via de tráfico tem sido o rio Juruá, que desemboca no rio Amazonas e favorece o tráfico para o exterior.
O contrabando de armas na região também é cada vez mais frequente. A polícia já apreendeu armas, como submetralhadoras, pistolas e escopetas, provenientes de Miami (EUA), principalmente, além de Áustria, Alemanha e Espanha. As armas entrariam na América do Sul pelo Chile, de onde vão para a Bolívia, o Peru e o Brasil, por meio da fronteira acreana.
Rabelo afirmou que nos últimos 90 dias a situação "mudou para melhor", devido a ações das polícias Civil, Militar e Federal. Segundo ele, 98% dos usuários de drogas na cidade consomem a pasta-base de cocaína.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.