São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo nega estar protegendo fonte de Lopes

DA SUCURSAL DO RIO

A TV Globo informou ontem que não tem, sob sua guarda ou proteção, pessoas que tenham servido de fontes (informantes) para o jornalista Tim Lopes em sua reportagem na favela da Vila Cruzeiro (zona norte).
Lopes foi torturado e morto por traficantes no dia 2 de junho, quando fazia uma reportagem na favela com uma câmera oculta.
"A pauta veio de moradores honestos da Vila Cruzeiro, que, como todos sabemos, são a imensa maioria dos que moram em favelas. A Globo atesta também que não há nenhuma fonte sob a guarda ou proteção da emissora", afirma a nota divulgada pela Globo.
Ao depor anteontem no 1º Tribunal do Júri, a viúva de Lopes, Alessandra Wagner, disse suspeitar da idoneidade da fonte do jornalista.
Ela contou que, no dia seguinte ao desaparecimento do marido, falou com a chefia de reportagem da TV Globo, e recebeu a informação de que a suposta fonte já havia sido retirada da favela, por motivos de segurança, e estava sob proteção.
Segundo ela, o motorista da Globo que a levou ao enterro de Lopes -e que havia ido com ele à Vila Cruzeiro- disse tê-lo alertado de que a fonte era "peixe" (traidor).
O advogado de Alessandra, André Martins, disse ontem que a cliente quer saber quem servia de informante para Lopes.
"Acho que a maioria dos habitantes da favela é honesta, mas existe a minoria. Para saber se essa fonte está na maioria ou na minoria, só sabendo quem é, só conversando com ela. A Globo não pode ter a postura de sonegar ao Poder Judiciário essa testemunha", afirmou Martins.
Um dia depois do depoimento em que Alessandra fez críticas à Globo e afirmou que a pauta na Vila Cruzeiro foi passada ao marido por seus chefes, a emissora divulgou uma carta assinada pela mãe, pelos irmãos e pelo filho de Lopes, Bruno.
No documento, a família de Lopes exalta a conduta ética do jornalista e afirma que as grandes empreitadas da vida dele tiveram sempre a marca de sua iniciativa.


Texto Anterior: Violência: Polícia do Rio procura corpo de inspetor
Próximo Texto: Clandestinos: Cinco mortos são achados em navio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.