São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores e alunos citam piora nos cursos

DA REPORTAGEM LOCAL

Representantes de professores e de estudantes afirmam que o aumento no número de vagas deteriorou a qualidade dos cursos.
"A contratação de docentes e de funcionários não foi suficiente", afirmou o coordenador do Fórum das Seis (entidade que reúne os representantes de professores, funcionários e estudantes das três universidades), Francisco Miraglia, que também é vice-presidente da Adusp (associação dos professores da USP).
Dados presentes nos anuários estatísticos das instituições apontam que houve aumento de 1,85% no número de professores entre 2002 e 2004 (último ano com dados divulgados) e um decréscimo de 0,1% no quadro de funcionários. No mesmo período, a oferta de vagas no vestibular subiu 21,6%.
"Há classes com 200 alunos em letras, 120 em ciências sociais e 80 na pedagogia. Já existia um problema de qualidade na universidade, que só piorou com a expansão", disse a integrante do DCE da USP (diretório central dos estudantes) Maíra Tavares Mendes.
Os problemas de infra-estrutura também ocorrem na USP Leste, inaugurada em 2005, diz Flávia Duwe, do centro acadêmico do curso de gestão de políticas públicas. "A biblioteca está longe de atender até mesmo à demanda por livros obrigatórios", contou. "Ou temos de pedir o livro para a biblioteca do campus central, que demora até uma semana para chegar, ou temos de ir até lá, por conta própria."
A reitora da USP, Suely Vilela, disse que a direção da universidade está atendendo a todas as demandas que chegam a ela. Especificamente sobre a USP Leste, Vilela afirmou que o campus ainda está em implementação e que tanto as instalações quanto o acervo da biblioteca serão ampliados com o passar dos anos.
Já a secretária Maria Helena Guimarães de Castro disse que as universidades têm condições de manter a qualidade dos cursos utilizando a estrutura já existente. (FT)


Texto Anterior: Faculdades de tecnologia são foco, diz governo
Próximo Texto: Moacyr Scliar: O segredo do ursinho de pelúcia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.