São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra que estresse pode diminuir fertilidade da mulher

DA FOLHA RIBEIRÃO

O estresse do dia-a-dia pode diminuir a fertilidade da mulher. Descobrir quais os neurotransmissores relacionados a esse problema é o que tenta provar a pesquisa de um grupo que trabalha em parceria com o Setor de Reprodução Humana do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão.
Estudos do grupo comprovaram a importância da noradrenalina (um neurotransmissor). No momento da ovulação, a mulher libera a substância, ativando o eixo que induz à ovulação.
Um outro tipo de estresse, o agudo -provocado por uma situação de pânico repentino- pode ter o efeito contrário, ou seja, aumentar a fertilidade. Isso porque haveria uma descarga de noradrenalina que induziria à ovulação. Isso explicaria o fato de mulheres vítimas de estupro terem um índice de fertilidade maior.
Os estudos estão sendo realizados com ratos e serão relacionados aos seres humanos. No caso do estupro, por exemplo, a equipe coordenada pelo médico Marcos Moura irá estudar mulheres que são atendidas pelo HC.
O trabalho procura mudar a idéia do tratamento de infertilidade. "Tratando o estresse, a mulher não necessariamente irá precisar tomar uma carga de hormônios para ter um filho", afirmou o médico Marcos Moura.
Além disso, outro objetivo é procurar aumentar a conscientização dos hospitais que recebem mulheres vítimas de estupro. "Como nessas mulheres o índice de fertilidade é maior, é necessário que elas tomem um contraceptivo de urgência", disse.
As pesquisas estão sendo realizadas no laboratório de fisiologia do setor de Odontologia da USP, sob coordenação da professora Janete Aparecida Anselmo Franci, em parceria com médicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Texto Anterior: Menina de 11 anos sofre cesariana e dá à luz gêmeos em Brasília
Próximo Texto: Panorâmica: Seminário discute projetos para melhorar a qualidade do ensino público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.