São Paulo, quarta-feira, 04 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETRATO DO BRASIL

Parcela com essa renda per capita equivale a 32,1% da população; em 1992, chegava a 38,1%

54 milhões vivem com meio salário mínimo

Fabiana Beltramin/Folha Imagem
A desempregada Zélia Barros, que mantém a filha, Roberta, com auxílio da tia Lucília Barros


DA SUCURSAL DO RIO

No Brasil, 54 milhões de pessoas, ou 32,1% da população, vivem com menos de meio salário mínimo por mês, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE e pelo Fundo de População das Nações Unidas.
Esses 54 milhões de brasileiros integram famílias em que a renda média per capita mensal não passa de meio salário mínimo, incluindo nesse cálculo os 5 milhões de brasileiros que declararam ao IBGE não ter renda no ano passado, quando foi realizada a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2001.
A porcentagem de pessoas vivendo com renda mensal familiar per capita menor que meio salário mínimo era maior em 1992, representando 38,1% da população.
O relatório brasileiro, além de destacar o número de pobres na população, mostra que as diferenças regionais são muito acentuadas. No Sudeste, a proporção de pessoas que vivem com até meio salário mínimo de rendimento familiar per capita é de 18%. Essa porcentagem chega a 51% no Nordeste.
A situação de pobreza no país poderia estar pior caso a taxa de fecundidade não tivesse caído nas últimas décadas. O Brasil é citado positivamente pelo relatório da ONU como exemplo de nação que conseguiu aumentar a riqueza per capita diminuindo a fecundidade. O relatório mostra que a redução dessa taxa representou um crescimento econômico de 0,7% do PIB per capita por ano de 1972 a 1994.
Se as mulheres têm menos filhos, o número de pessoas no cálculo de divisão das riquezas de um país também é menor, o que acaba elevando o valor per capita do PIB, que é a soma das riquezas produzidas em um determinado período.


Texto Anterior: País tem mais grávidas jovens
Próximo Texto: Desigualdade aumenta no mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.