São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL
Festas nas ruas de São Paulo começam hoje; Pholianafaria também teve dificuldades
Crise faz Gueri-Gueri sair sem chope

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local


Mesmo sem patrocínio, sem chope e sem uma banda ao vivo no trio elétrico, a banda Gueri-Gueri vai desfilar amanhã, a partir das 13h, pelas ruas dos Jardins, na zona sudoeste de São Paulo, quase voltando ao que era, quando foi criada pelo casal Vera e Roberto Suplicy, em 1986.
"Até segunda-feira nós não estávamos decididos se faríamos, mas os amigos decidiram apoiar e resolvemos fazer uma festa popular", disse Roberto, irmão do senador Eduardo Suplicy e dono do Supremo Musical, onde foi criada a banda, na esquina das ruas Oscar Freire e Consolação.
A banda perdeu o patrocínio de uma cervejaria, que decidiu investir em carnavais de rua de outras regiões do país e não conseguiu obter outro apoio.
Antes, a cerveja era distribuída para os foliões que tivessem a camisa do bloco. "Quem quiser cerveja vai ter, baratinho, com os ambulantes", diz Vera Suplicy.
As madrinhas da banda, Carola Scarpa, e da bateria, Claudete Neves, desfilam sem cachê.
A Vai-Vai, que também não receberá pela participação de seus integrantes, vai comparecer com a bateria e mulatas, mas com uma equipe menor. O carro de som do trio elétrico foi cedido de graça por Marcelo Borghetti.
A diferença desse "desfile da crise" e o dos primeiros anos da banda está no tamanho. "No primeiro ano éramos umas 60 pessoas", disse Roberto Suplicy. No ano passado, segundo estimativa da PM, 30 mil pessoas seguiram a banda.
"Assim vai ser gostoso, pelo menos este ano, nós vamos poder nos divertir. Nos outros anos, tínhamos de nos preocupar com a venda de camisetas", disse Roberto.

Pholianafaria
A crise também afetou a organização, mas não a animação dos promotores do Pholianafaria, que fechou o patrocínio da rede Aster de postos de gasolina na reta final dos preparativos da festa, que, pela terceira vez, terá dois dias de desfiles e a participação de 13 blocos.
Amanhã, a festa começa às 15h, no domingo, às 14h, interditando a avenida Nova Faria Lima, entre a praça Luís Carlos Paraná e a avenida Juscelino Kubitschek. A CET deve anunciar as alterações no trânsito somente hoje.
O Carnaval de rua de São Paulo começa hoje com as bandas Bantantã e Unidos da Maria Antônia. Veja a programação dos blocos no quadro acima e como participar dos desfiles.


Texto Anterior: Pernambuco quer água do Sudeste
Próximo Texto: Monitores confirmam tortura na Febem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.