São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inaugurado em 1894, Caetano de Campos já foi modelo de ensino público

DA REPORTAGEM LOCAL

O Colégio Caetano de Campos, que começou a ser construído meses após a proclamação da República e foi inaugurado em 1894, não por acaso na praça de nome "República", no centro, foi a síntese dos ideais republicanos na área da educação.
No local era para ter sido construída uma catedral. Mas o governador da Província de São Paulo, Francisco Rangel Pestana, abortou os planos e canalizou os recursos para a construção da escola, modelo de ensino público e laico.
Primeira escola normal do Estado, o Caetano de Campos tinha por objetivo formar professores que se encarregariam da disseminação dos conhecimentos necessários ao "Progresso" inscrito na nova bandeira do país. Era uma organização que se opunha à prática anterior do ensino individual, com preceptores educando a aristocracia, e ao ensino religioso.
Por suas edificações, projetadas pelo arquiteto Ramos de Azevedo, passaram, na condição de alunos, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Sérgio Buarque de Holanda, Guiomar Novaes, Sérgio Milliet e Lygia Fagundes Telles, entre outros. Com a Escola Politécnica, depois incorporada à USP, e fundada na mesma época, foi o berço da ilustração paulistana. Durou até os anos 70.
Em 1976, o prédio quase foi demolido, para dar lugar a uma estação do metrô. A reação da opinião pública conseguiu manter em pé o edifício. A escola, porém, foi desmembrada e transferida para a Aclimação e a Praça Roosevelt. Ambas resolveram manter o nome histórico. Respectivamente, somaram notas 42,83 e 39,35 no Enem-2006.
Há dois meses, o governador José Serra anunciou a disposição de restaurar o prédio e lhe devolver os alunos. Há antecedente.
Uma grande obra de restauro foi feita no Colégio Rodrigues Alves (concluída em 2006). O brilho devolvido à construção não se refletiu no Enem. Com média 34,83, o ensino do Rodrigues Alves segue na sombra.


Texto Anterior: Nenhuma escola estadual na cidade de SP obteve nota azul
Próximo Texto: Moacyr Scliar: Navegar é preciso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.