São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clínica da PUC tem serviço pioneiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Os serviços de orientação psicológica pela internet são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia, desde que registrados naquele conselho. Embora oferecidos por psicólogos, são serviços de caráter pontual, que não estabelecem vínculo terapêutico.
O Serviço de Orientação Psicológica Via E-Mail da Clínica Psicológica da PUC de São Paulo é um dos primeiros atendimentos que se enquadram nesse conceito.
A clínica já tem 40 anos. O atendimento por e-mail surgiu a partir da criação da home-page da clínica, em 1997, desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas de Psicologia em Informática (NPPI).
"A partir de 1999, começamos a receber mensagens pedindo ajuda", diz a psicóloga Rosa Farah, 52, coordenadora da clínica. "Era uma demanda espontânea, que nos preocupava porque não havia regulamentação e já se iniciava em meio a polêmicas."
O atendimento pela internet foi implantado como pesquisa, uma forma de se estudar as melhores práticas para esse tipo de serviço. Cada uma das mensagens é analisada pela equipe de oito psicólogos e respondida num prazo que vai de três dias a uma semana.
No site, a pessoa é informada desse tempo de espera e da proposta do serviço, que se limita a orientações. Caso a mensagem recebida revele alguém em situação de risco, a equipe poderá responder imediatamente, sugerindo o plantão "presencial" da clínica da PUC ou outro mais próximo do local onde a pessoa se encontra.
Hoje, entre 30 e 50 mensagens com teor psicológico são recebidas por mês. Muitas vêm de outros Estados, de cidades do interior e mesmo de Portugal. Os temas mais frequentes são relatos depressivos e queixas envolvendo relacionamento amoroso. Às vezes a pessoa entra em contato esperando apenas um acolhimento, dizem os psicólogos da equipe.
A Clínica Psicológica da PUC também oferece um serviço de orientação profissional via internet, realizado em parceria com a Cogeae, a Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP.
"Esse serviço também tem um caráter pioneiro e faz parte do desenvolvimento das pesquisas do nosso núcleo sobre atendimento psicológico à distância", diz Rosa.


Serviço de Orientação Psicológica Via E-Mail: www.pucsp.br/clinpsic; Orientação Profissional Via Internet, http://cogeae.uol.com.br/op/


Texto Anterior: Psicodramatista de Recife desafia conselho
Próximo Texto: Ambiente: "Vazamento" de cemitério é ameaça à saúde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.