São Paulo, sábado, 05 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Antigo bingo na 23 de Maio mantém estátua africana na fachada e vira casa de show

DA REPORTAGEM LOCAL

O antigo bingo Imperatriz, que ostenta em sua fachada máscaras e uma enorme estátua africana, agora é uma casa de eventos e shows.
A nova casa, agora administrada pela Paraíso Buffet e Eventos, já foi inaugurada há duas semanas com o lançamento nacional de um luxuoso triciclo de R$ 75 mil da canadense Bombardier.
O prédio, de 3.500 metros quadrados e capacidade para 500 pessoas, foi desinterditado na semana passada pela Subprefeitura da Vila Mariana. Para o primeiro evento, a empresa obteve uma autorização especial.
José Jakutis Filho, advogado da empresa, disse que a documentação já está em ordem e que falta apenas o alvará definitivo do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), em processo de encaminhamento.
"O prédio foi construído justamente para eventos. Quando ficou pronto, decidiram instalar o bingo. Agora, voltou à atividade original."
O subprefeito da Vila Mariana, Alexandre Modonezi, disse que o prédio só havia sido interditado porque abrigava um bingo. Como agora foi pedido o licenciamento de uma casa de eventos -o que é permitido na região-, ele pode reabrir.
"É uma coisa positiva, porque o imóvel passa a ter uma utilidade. A única coisa é que, enquanto não tiver a liberação do Contru, eles precisarão de autorização para cada evento", afirmou.
O prédio já se tornou uma referência arquitetônica (para o bem ou para o mal) de São Paulo. Desde 2003, é quase impossível atravessar a av. 23 de Maio, na altura do Paraíso (zona sul), sem reparar na grande estátua e na arquitetura dedicada à África.
O grupo de teatro Parlapatões chegou a incluir o prédio no espetáculo "O Pior de São Paulo", apresentado em 2007. O bingo Imperatriz estava ao lado de outros "ícones" da arquitetura paulistana, como a estátua de Borba Gato, em Santo Amaro, e o shopping Daslu, na marginal Pinheiros.
E nem adianta imaginar que, agora que não é mais bingo, as referências à África serão retiradas da fachada. Modonezi disse que a estátua faz parte do projeto original do prédio. Para ser derrubada, só se o projeto for modificado, o que não passa pela cabeça dos proprietários. (EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Corpo achado no RJ pode ser de padre que voou com balão
Próximo Texto: Entrevista - Carlos Augusto Monteiro: Queda na desnutrição se deve à maior escolaridade materna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.