São Paulo, sábado, 05 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Virada Esportiva vai fechar avenida Sumaré e liberar a prática de rapel

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo vai bloquear a avenida Sumaré, na zona oeste, em toda a sua extensão para receber atividades de lazer na 3ª edição da Virada Esportiva e pretende inclusive liberar a prática de rapel na via -vetada desde 2005 por razões de segurança.
A Virada será realizada no final de semana dos dias 19 e 20 deste mês, varando a madrugada de sábado para domingo, e tem a meta de reunir 3 milhões de pessoas -contra 2 milhões no ano passado.
Além do fechamento da avenida Sumaré no domingo, das 8h às 13h, estão programadas mais de 2.000 ações esportivas, como no vale do Anhangabaú e na região da cracolândia.
A avenida Sumaré, que cruza bairros como Perdizes e Pinheiros, já foi fechada para atividades de lazer anos atrás, mas é a primeira vez que ela integra a Virada Esportiva -no local haverá, por exemplo, empréstimo de bicicletas.
O secretário de Esportes da gestão Gilberto Kassab (DEM), Walter Feldman, diz que a prática de rapel no viaduto do metrô Sumaré será liberada devido à presença de instrutores especializados.
Ele afirma que a intenção é fazer esse "teste" no evento para uma provável liberação definitiva do rapel na avenida.
Feldman era secretário das Subprefeituras na gestão José Serra (PSDB) quando a prática de rapel foi vetada na Sumaré, após acidentes e até mortes.
"O rapel, apesar de toda aquela polêmica, tem uma demanda que não pode ser ignorada. Era perigoso porque não tinha controle", diz Feldman.
O secretário afirma que, no final de semana da Virada, as vantagens do Bilhete Amigão valerão também no sábado. O cartão de transporte coletivo permite aos domingos e feriados até quatro viagens de ônibus em oito horas, pagando uma só passagem de R$ 2,30.
A ciclofaixa de lazer entre os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas não estará disponível no dia 20 por conta de uma maratona na região.
Mas haverá uma série de atividades para os ciclistas. Por exemplo, um passeio noturno de bicicleta na madrugada de sábado para domingo, com largada às 22h no parque das Bicicletas, passando no centro e na av. Paulista. Ou então, uma "pedalada gay" a partir do largo do Arouche e que passará por alguns redutos gays.
Segundo Thiago Lobo, coordenador da Virada Esportiva, haverá atividades também em CEUs (Centros Educacionais Unificados) durante a madrugada. (ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Lei antifumo de Serra causa divisão no governo Lula
Próximo Texto: Com atraso, SP atinge 1 milhão de inspeções veiculares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.