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MARGINAL
Em janeiro, prefeitura escolheu proposta que priorizava paisagismo no local, em vez de novas pistas
Nova pista contraria projeto premiado
GONZALO NAVARRETE
da Reportagem Local
A construção de uma nova pista
para a marginal Tietê, projeto da
Prefeitura de São Paulo aprovado
pela Câmara na semana passada,
contraria diretrizes premiadas pela própria administração para
"salvar" as marginais.
Em janeiro deste ano, a prefeitura premiou com R$ 110 mil os
melhores projetos apresentados
por arquitetos e urbanistas para a
restruturação das marginais dos
rios Pinheiros e Tietê.
O vencedor do concurso foi o
trabalho desenvolvido pela equipe do arquiteto Bruno Padovano,
que prevê a instalação de faixas de
proteção ambiental (aumento da permeabilidade do solo e recuperação paisagística), complexos
esportivos e construção de piscinões nas áreas livres ao longo do Tietê para combater as enchentes.
O projeto também prevê a construção de novas pontes e ampliação de
avenidas paralelas às marginais
como alternativa para desafogar o
tráfego do corredor, que hoje recebe 700 mil veículos por dia.
O novo projeto da prefeitura,
porém, prevê apenas a construção de uma nova pista no canteiro
central da marginal, que deve ser
concluída até o final do ano 2000 e praticamente acaba com todos os espaços disponíveis para colocar em prática o projeto premiado de recuperação das marginais.
Para usar a pista e escapar dos
congestionamentos, o motorista
pagará pedágio de US$ 1 (R$ 1,94).
"A ampliação do sistema viário
na marginal contraria as diretrizes do concurso e poderá ter um
efeito nefasto sobre a qualidade
de vida em São Paulo", disse Padovano, que é professor doutor
da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo).
"Apesar da sua engenhosidade
técnica, haverá inevitavelmente
aumento de tráfego, da poluição
do ar e da impermeabilização do
solo, com a eliminação das poucas manchas verdes que existem
ainda no local."
Segundo urbanistas ouvidos pela Folha, há outros aspectos desfavoráveis ao projeto (leia textos
nesta página).
A Secretaria dos Transportes informa que pretende adotar o
maior número possível das propostas do projeto vencedor.
Benefícios
A secretaria diz que o projeto diminuiria os congestionamentos,
traria economia de tempo e permitiria melhorias na infra-estrutura da marginal.
Segundo a prefeitura, a empresa
vencedora da licitação para exploração dos pedágios também será
obrigada a realizar obras e oferecer serviço de guincho e atendimento médico em todas as pistas,
inclusive as gratuitas.
Para percorrer toda a marginal
Tietê, o usuário da pista paga demoraria 20 minutos, diz a prefeitura. Hoje, esse percurso dura 90
minutos no horário de pico.
A prefeitura estima inicialmente um tráfego de 100 mil veículos
por dia nas pistas pagas.
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