São Paulo, quarta-feira, 05 de dezembro de 2007

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Inclusão explica mau resultado, diz secretária

FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL

A secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, admitiu que São Paulo tem problemas na qualidade de ensino, mas citou como uma das explicações a maior inclusão de estudantes na rede em relação à média nacional. Pesquisas mostram que essa maior inserção se dá, principalmente, por alunos com mais dificuldades socioeconômicas -com menos acesso à cultura e pais com baixa escolarização. Segundo a Pnad 2006, 86,3% dos jovens entre 15 e 17 anos estão na escola em São Paulo, ante uma média de 82,2% no país. Leia abaixo trechos da entrevista com a secretária.

 
FOLHA - Como a sra. avalia o resultado no Pisa, no qual o país caiu dez pontos em leitura?
MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO -
Lamentável. Significa que nós, Estados, municípios, governo federal e a sociedade, não estamos desenvolvendo as políticas certas, principalmente na alfabetização.

FOLHA - Quais foram os erros?
MARIA HELENA -
As nossas universidades não estão formando bem os nossos professores. Em São Paulo, foram investidos R$ 1,8 bilhão em formação continuada dos professores nos últimos anos. É bastante, porque é necessário. Mas, apesar de todo o esforço, São Paulo está abaixo da média em ciências. Precisamos rever nossos programas de formação continuada e os critérios de seleção de professores. Talvez implementar algo como uma residência médica para os professores.

FOLHA - Os professores reclamam de problemas como salários baixos, salas superlotadas...
MARIA HELENA -
Sala cheia não é fator explicativo de baixo desempenho em nenhum lugar do mundo. Na questão dos salários, reconheço que o ideal seria melhorar ainda mais. Mas o governo está fazendo dentro do que é possível fazer.

FOLHA - Considerando a condição econômica de São Paulo, o Estado não deveria estar melhor no Pisa? MARIA HELENA - O Estado melhorou em cobertura. Todos os dados da Pnad 2006 colocam São Paulo melhor do que o Brasil. O Estado fez um grande esforço para colocar todos na escola. Agora, o desafio é a qualidade, que vem a médio prazo.

FOLHA - Mas a inclusão ocorreu no país todo e mesmo assim São Paulo fica abaixo da média.
MARIA HELENA -
São Paulo é grande demais. Ao mesmo tempo em que temos uma economia forte, temos todos os problemas existentes no Brasil.

FOLHA - O que o governo pretende fazer para melhorar a qualidade?
MARIA HELENA -
Recuperação intensiva de língua portuguesa nos primeiros 42 dias de aula, material de apoio ao professor, orientação curricular. E estamos adotando um sistema de bônus vinculado à melhoria dos resultados e à assiduidade.


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