São Paulo, terça-feira, 06 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segundo especialistas, deslizamento é natural, mas onda gigante é inédita

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

No período de enchente -que ocorre no momento no centro, no leste e no sul do Amazonas-, os deslizamentos de terra são um processo natural da dinâmica fluvial dos grandes rios amazônicos. Já a onda gigante no rio Amazonas, segundo especialistas ouvidos pela Folha, foi um caso inédito.
De acordo com Sérgio Bringel, especialista em clima e recursos hidrológicos do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a onda foi causada pelo choque da terra deslizada com a água. Ele disse que o fenômeno envolveu um volume de terra muito grande, mais ou menos 2.800 m2.
O geólogo Marco Antônio de Oliveira, do CPRM (sigla do órgão federal do Serviço Geológico do Brasil), disse que as águas do rio Amazonas causam uma erosão natural nas margens de um lado do rio, que fica suscetível aos deslizamentos, principalmente no período das cheias. "Para as populações que vivem nas margens dos rios, aumenta a situação de risco."
O superintendente regional do CPRM, Daniel Borges Navas, disse que os deslizamentos não estão relacionados aos desmatamentos da floresta. (KB)


Texto Anterior: Onda de 10 metros atinge comunidade no Amazonas
Próximo Texto: Saúde: Governo restringe transplante de órgão de bebê anencéfalo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.