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ADMINISTRAÇÃO
Problema ocorreu em computadores de nova praça de atendimento
Pane em agência da prefeitura causa filas e tumulto
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem procurou a Praça de
Atendimento da Secretaria Municipal de Finanças, a PraServir, ontem, teve de enfrentar horas de fila para ser atendido. No primeiro
dia de funcionamento no novo
endereço, no vale do Anhangabaú
(região central da capital paulista), uma pane nos computadores
provocou tumulto no local.
A nova sede do PraServir concentra todos os atendimentos antes realizados nas ruas Brigadeiro
Tobias e Pedro Américo (ambos
também no centro de São Paulo).
Atendentes ficaram na porta
para controlar o número de usuários que entravam na agência. Segundo o coordenador de atendimento do local, Joaquim Ângelo
Cezare, a expectativa era atender
5.000 pessoas, o mesmo público
que diariamente procurava os
dois antigos endereços.
A PraServir concentra 271 serviços, como emissão de certidões de
tributos mobiliários e imobiliários, inscrições, atualizações e encerramento de inscrições no cadastro de contribuinte mobiliário.
Desde o horário de abertura da
praça, às 7h, até por volta das 16h,
os requerimentos tiveram de ser
feitos em papel. Segundo Cezare,
o problema ocorreu por sobrecarga do sistema de informática.
A estudante Thais Berto de Oliveira, 23, veio de Itapecerica da
Serra (município da Grande São
Paulo) e, depois de quatro horas
na fila, esperava ter seu problema
resolvido. Para ela, a pior parte do
atendimento não foi a espera, mas
a falta de orientação de funcionários do local.
"Falta comunicação entre eles,
não sabiam para que local me
mandar, recebi várias informações incoerentes", disse a estudante. Desorientação que foi
apontada pela Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico como a causadora da fila.
Adaptação
Para a secretaria, a população
ainda não se adaptou à nova forma de atendimento -antes havia
guichês específicos para cada tipo
de serviço, agora a fila é única.
O horário de funcionamento na
nova sede foi estendido em cinco
horas -a PraServir passou a
abrir às 7h e a fechar às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados,
o atendimento será realizado das
9h às 13h (antes não havia atendimento nesse dia).
Para Cezare, sem problemas
técnicos como os que ocorreram
ontem nos computadores, o atendimento vai ser imediato.
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