São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2004

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ADMINISTRAÇÃO

Problema ocorreu em computadores de nova praça de atendimento

Pane em agência da prefeitura causa filas e tumulto

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem procurou a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Finanças, a PraServir, ontem, teve de enfrentar horas de fila para ser atendido. No primeiro dia de funcionamento no novo endereço, no vale do Anhangabaú (região central da capital paulista), uma pane nos computadores provocou tumulto no local.
A nova sede do PraServir concentra todos os atendimentos antes realizados nas ruas Brigadeiro Tobias e Pedro Américo (ambos também no centro de São Paulo).
Atendentes ficaram na porta para controlar o número de usuários que entravam na agência. Segundo o coordenador de atendimento do local, Joaquim Ângelo Cezare, a expectativa era atender 5.000 pessoas, o mesmo público que diariamente procurava os dois antigos endereços.
A PraServir concentra 271 serviços, como emissão de certidões de tributos mobiliários e imobiliários, inscrições, atualizações e encerramento de inscrições no cadastro de contribuinte mobiliário.
Desde o horário de abertura da praça, às 7h, até por volta das 16h, os requerimentos tiveram de ser feitos em papel. Segundo Cezare, o problema ocorreu por sobrecarga do sistema de informática.
A estudante Thais Berto de Oliveira, 23, veio de Itapecerica da Serra (município da Grande São Paulo) e, depois de quatro horas na fila, esperava ter seu problema resolvido. Para ela, a pior parte do atendimento não foi a espera, mas a falta de orientação de funcionários do local.
"Falta comunicação entre eles, não sabiam para que local me mandar, recebi várias informações incoerentes", disse a estudante. Desorientação que foi apontada pela Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico como a causadora da fila.

Adaptação
Para a secretaria, a população ainda não se adaptou à nova forma de atendimento -antes havia guichês específicos para cada tipo de serviço, agora a fila é única.
O horário de funcionamento na nova sede foi estendido em cinco horas -a PraServir passou a abrir às 7h e a fechar às 19h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o atendimento será realizado das 9h às 13h (antes não havia atendimento nesse dia).
Para Cezare, sem problemas técnicos como os que ocorreram ontem nos computadores, o atendimento vai ser imediato.


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