São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria diz que reforma do presídio é prioridade

Alegando segurança, governo não divulga quando serão realizadas transferências

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Administração Penitenciária confirmou ontem a superlotação de presos no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Araraquara e informou que a unidade será a primeira a ser reformada pelo governo do Estado.
Mas a assessoria de imprensa não disse, sob o argumento de que a informação era sigilosa por questões de segurança, quando irá transferir os cerca de 1.600 detentos do local.
A pasta disse que a unidade foi destruída em duas rebeliões, em maio e junho. Ainda conforme a assessoria, o departamento de engenharia da secretaria conclui vistorias e avaliações em Araraquara e em outras unidades afetadas no Estado. Também disse não ser possível informar quanto a reforma custará aos cofres públicos.
A assessoria de imprensa não quis se pronunciar sobre o fato de os presos terem de ser içados do presídio, já que não há mais agentes penitenciários na prisão. Sobre o fato de os alimentos estarem sendo entregues aos presos pelo teto, afirmou apenas que eles recebem a alimentação "normalmente" -três refeições diárias, preparadas na cozinha da unidade pelos próprios presos.
Atendimentos médicos, continua o órgão do governo Cláudio Lembo (PFL), ocorrem quando solicitados, a exemplo de atendimentos externos, feitos na Santa Casa de Araraquara. Não houve interrupção de tratamento a detentos que recebem medicamentos controlados, caso de portadores de HIV e diabetes, por exemplo.
A Folha também procurou ontem a assessoria do governador para também falar sobre a situação dos presos em Araraquara. O pefelista não comentaria a condição do CDP de Araraquara primeiro, segundo a sua assessoria, porque caberia à Administração Penitenciária falar a respeito e, depois, porque Lembo não tinha "elementos" suficientes para se pronunciar sobre o caso.


Texto Anterior: Preso içado pelo teto expõe caos em prisão
Próximo Texto: Parentes planejam protesto em SP ou em Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.