São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parentes planejam protesto em SP ou em Brasília

DA FOLHA RIBEIRÃO

As mulheres e mães dos presos do Anexo de Detenção Provisória de Araraquara disseram ontem que vão fazer uma manifestação em São Paulo ou em Brasília, ainda sem data e local definidos, para exigir melhores condições no presídio.
A idéia do protesto ganhou força após elas ouvirem tiros disparados ontem à tarde dentro do presídio. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, houve uma movimentação dos presos, e os tiros visavam impedir um tumulto.
"Os presos ligaram e pediram ajuda porque estavam atirando neles. Fomos fazer barulho para eles não morrerem lá", disse a mulher de um dos presos. Desde sexta-feira, é a terceira vez que as mulheres se unem e protestam em frente à unidade.
O grupo também já procurou a OAB para pedir melhores condições ao presos. Querem que seja autorizada a entrada de colchões e roupas no local, vetada após a última rebelião.

Demissão
Antonio Paulo Veronezi, coordenador do sistema penitenciário da região de Ribeirão Preto, incluindo o presídio lacrado de Araraquara, foi demitido anteontem pelo secretário da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto.
Veronezi diz que sua demissão foi política, já que ele era ligado ao ex-secretário da pasta Nagashi Furukawa, afastado do cargo após os ataques do PCC.
No lugar dele, assume o coordenador do Vale do Paraíba, Luis Carlos Catirse.

Paralisação
Os três sindicatos de agentes do sistema prisional devem se reunir hoje à noite, em Serrana, para decidir se vão paralisar por tempo indeterminado as atividades nas cinco unidades da região de Ribeirão Preto.
Eles pedem a contratação de mais funcionários e a autorização para andar armados.


Texto Anterior: Secretaria diz que reforma do presídio é prioridade
Próximo Texto: Presos acusados de serem arrecadadores do PCC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.