São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agente é morto durante fuga em Franco da Rocha

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um agente de escolta e vigilância penitenciária foi morto na tarde de ontem durante a fuga de seis presos da Penitenciária 1 de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Genivaldo Lourenço da Silva foi ferido durante um tiroteio e morreu ao receber atendimento médico. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o grupo rendeu funcionários terceirizados que trabalhavam numa obra na cozinha da unidade e vestiu suas roupas para fugir.
Um dos presos estava com uma arma de fogo. Quando os fugitivos deixavam o local, foram descobertos pela vigilância e houve uma troca de tiros.
Dos seis presos que fugiram, apenas dois foram recapturados. No final da noite, segundo a SAP, a unidade, que tem capacidade para 852 presos, mas abrigava 1.269, já estava operando normalmente.
Numa das portarias do presídio foi colado pelos funcionários um cartaz com a frase "estamos de luto". Na segunda e na terça, eles haviam parado por causa das mortes de agentes na semana passada. O Sifuspesp (sindicato da categoria) ameaça uma paralisação amanhã em todas as unidades do Estado.
A reportagem conversou com três guardas de muralha que entraram para trabalhar às 19h. Tristes com a morte do colega e com medo de atentados do PCC, eles diziam estar com medo, mas que não tinham outra opção a não ser trabalhar. Um deles afirmou que o agente não estava "marcado" pelos criminosos e que não acreditava que tivessem premeditado a morte do colega.
A Folha tentou ouvir o diretor da penitenciária, mas ele não atendeu a reportagem. As duas guaritas para chegar à entrada do presídio estavam sem vigias e o carro da reportagem passou sem problemas por elas. Somente ao bater na porta da penitenciária é que foi convidada a se retirar da área.
Na saída, por volta das 20h, a vigilância já havia voltado ao normal na penitenciária. Havia agentes numa das guaritas, e a Polícia Militar estava em outra.


Texto Anterior: PF vai dar porte de arma a agentes penitenciários
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: Roma e Lisboa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.