São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Levantamento analisou 11 mil trabalhos

DA REPORTAGEM LOCAL

O levantamento da Unifesp fez uma revisão sistemática da literatura em busca de todos os estudos a respeito dos efeitos terapêuticos da maconha e derivados contra náusea e vômitos gerados pela quimioterapia -foram achados 11 mil trabalhos, até julho do ano passado.
Foram descartados muitos trabalhos, como aqueles em que a escolha aleatória dos pacientes foi considerada inadequada. No final da avaliação, que envolveu a leitura dos principais artigos, 30 foram qualificados.
Segundo os pesquisadores, foi aplicado um "tratamento estatístico", a meta-análise, em que trabalhos com conclusões semelhantes são agrupados e seus resultados, somados. Foi assim, por exemplo, que eles concluíram que um dos derivados da maconha é melhor do que a classe dos neurolépticos para combater o enjôo da quimioterapia. O trabalho será encaminhado para a publicação no "American Journal of Epidemiology".


Texto Anterior: Estudo defende terapia à base de maconha
Próximo Texto: Excesso de vaidade infantil é discutido em salas de aula de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.