São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Explosão de cilindro causa princípio de incêndio em hospital da Casa Verde

JULIANA COISSI
EM SÃO PAULO

Um cilindro de oxigênio de grande porte explodiu por volta das 3h da madrugada de ontem em um hospital particular da Casa Verde, no Jardim das Laranjeiras (zona norte de SP). A explosão gerou princípio de incêndio e interrompeu a energia elétrica na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Dois pacientes idosos tiveram que ser transferidos para outro hospital. Treze equipes do Corpo de Bombeiros controlaram rapidamente o fogo. O atendimento foi retomado às 12h e não houve feridos.
O acidente ocorreu no "manifold", um sistema de rede que alimenta o oxigênio por todo o hospital, instalado em um anexo do prédio.
Com o problema, o prédio ficou sem oxigênio de rede por quatro horas -os funcionários, então, precisaram recorrer aos cilindros. A explosão provocou um princípio de incêndio, que se estendeu a um dos banheiros da área médica.
No momento da explosão, havia 15 pacientes internados nos quartos e outros cinco na UTI. A fumaça espalhou-se e obrigou os médicos a transferir parte dos pacientes para a enfermaria, que não foi atingida. As janelas foram abertas para dispersar a fumaça.
Segundo o sargento Joacir de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, o fogo não atingiu outros locais. Os bombeiros estudam hipótese de falha elétrica ou intervenção humana como causas do acidente.
Em nota, o hospital disse que uma perícia já foi instaurada para apurar as causas da explosão. A nota afirma ainda que técnicos do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) estiveram no hospital avaliando o local do incidente e atestaram "que todos os extintores estavam cheios e no prazo de validade".


Texto Anterior: Médico do Rio acusado de desviar órgãos é solto
Próximo Texto: Após morte de jovem no Pará, fórum é depredado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.