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Kassab pede prazo para avaliar rodízio
Prefeito diz que precisa, no mínimo, de duas semanas para saber se restrição a caminhões deu certo
Ele desacreditou medições da CET que apontam aumento do trânsito; melhora com rodízio foi de 40% na semana passada
RICARDO SANGIOVANNI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
Duas semanas, pelo menos, é
o tempo que o prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) considera necessário para "ter convicção" de que
as restrições aos caminhões no
centro e nas marginais tiveram,
de fato, resultado positivo.
"Não dá para fazer avaliação de
um dia apenas", disse Kassab
ontem pela manhã, ao anunciar
obras em corredores de ônibus.
A afirmação foi feita no segundo dia após a volta às aulas
em todas as escolas. Foi também o sétimo dia útil seguido
em que a Secretaria dos Transportes divulgou comparações
entre medições diárias, a cada
meia hora, e índices correspondentes de 2007 -demonstrando, a cada dia, com as reduções
verificadas, o sucesso das restrições ao transporte de cargas.
Ontem, a média de engarrafamentos em São Paulo das 7h
às 10h ficou de 15% a 20% inferior e, das 17h às 20h, de 8% a
26% superior ao mesmo período de 2007, dependendo dos
dias usados na comparação.
A piora do trânsito foi agravada a partir das 15h30, principalmente devido à chuva e aos
semáforos que se apagaram.
No início da manhã, os registros da CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego) das 7h
e das 7h30 indicavam congestionamentos 193% e 23% superiores aos da primeira terça-feira de agosto de 2007, respectivamente. Ao comentar os dados, Kassab desacreditou as
medições feitas pela CET no
ano passado, nesses dois horários. Alta semelhante, no mesmo período, já havia sido constatada anteontem -de 80% às
7h, e de 12% às 7h30.
"Esses níveis não podem ser
comparados numericamente",
disse Kassab. Segundo a CET, o
aumento registrado se deve a
uma "melhoria da qualidade da
medição". A explicação é que,
há cerca de quatro meses, os
agentes dos postos de medição,
onde os focos de lentidão são
somados, passaram a chegar
meia hora mais cedo -a tempo
de se organizar melhor para começar a trabalhar mais cedo.
A informação pegou de surpresa até mesmo a assessoria
de imprensa da CET e foi contestada pelo Sindiviários (que
representa os marronzinhos).
"É um absurdo. Os operadores
sempre passaram as informações logo que entravam para
trabalhar", disse Alfredo Coletti, diretor da entidade, que trabalhou 14 anos na medição das
lentidões, no alto de prédios.
Durante toda a semana passada, os índices das 7h e das
7h30 -que, antes da volta às
aulas em todas as escolas, estiveram próximos ou bem abaixo
das medições de 2007- vinham sendo incluídos, sem
qualquer ressalva, nas comparações enviadas a jornalistas.
"Não dá para fazer avaliação
de um dia apenas. Ao longo do
tempo você vai consolidando
uma avaliação em função da
média dos dias. Precisamos de
uma quinzena, pelo menos, para ter convicção de que as decisões estão tendo bons resultados" afirmou o prefeito.
Segundos antes, porém, ele
cumprimentara o Secretário
dos Transportes, Alexandre de
Moraes "pelos excelentes resultados dos primeiros dias".
Na semana passada -a primeira do rodízio para caminhões
nas marginais - a melhora foi
de 40%, comparada à última semana de julho de 2007.
Embora ainda careça de
comprovação -ao menos em
relação à melhoria da fluidez-
o sucesso da restrição aos caminhões já aparece com destaque
no material de divulgação da
campanha do prefeito. "Eram
medidas duras, porém necessárias", disse Kassab.
O secretário classificou como
"futurologia" avaliações de especialistas em transporte urbano que têm dito que, a médio e
longo prazos, o aumento da frota de carros reduzirá a melhoria da fluidez obtida com a retirada dos caminhões das ruas.
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