UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piscinas geram fila nos escolões

DO AGORA

A chegada do calor fez com que pessoas interessadas em usar as piscinas dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) fizessem filas em pelo menos três unidades da capital paulista anteontem. A reportagem verificou a existência de filas para a elaboração de carteirinhas que dão acesso às piscinas nos CEUs Jambeiro, Rosa da China e Aricanduva, todos na zona leste de São Paulo.
No Jambeiro, os usuários esperavam cerca de duas horas até serem atendidos e quem estava lá havia retirado uma senha durante a semana. "Meus filhos estão doidos para entrar na piscina. Em um bairro carente como esse, o CEU é uma boa opção de lazer," disse a babá Silvana Gonçalves, 33, que esperava na fila.
Mesmo os que ficaram fora da água estavam conformados. Olhando a piscina pela grade, o conferente de mercadorias Aguinaldo Alves, 24, lamentava ter que esperar mais uma semana para se refrescar. "Não sabia que precisava de carteirinha. No calor, tudo o que a gente quer é nadar", disse.
Outro que teve problemas foi Silas Samuel dos Santos, 13. Com a carteirinha em mãos, ele foi barrado por não ter colado uma foto no documento. O garoto, então, voltou para casa, dizendo que iria providenciar um retrato.
No Rosa da China, para fazer a credencial, era preciso pegar uma das 50 senhas distribuídas às 7h ou às 13h e, por isso, quem ficava na fila e não conseguia o formulário se sentia injustiçado.
O comerciante Valdemar Dias, 56 anos, era o 46º na fila da tarde. Apesar de ter conseguido uma senha, reclamava. "É errado misturar marmanjos com crianças. Há pouco tempo, vi um rapaz chutando a parede, ele estava depredando o lugar. Os próprios seguranças dão mau exemplo: fumam o tempo todo e ainda jogam as bitucas de cigarro no chão."
O CEU Aricanduva, cuja piscina só deverá ser aberta no dia 15, era o mais tranquilo. A disputa era pela pista de skate. Segundo um segurança, algumas pessoas dormem em frente ao CEU para conseguir a senha que permite a confecção da carteirinha.

Proibido biquíni
Para nadar nas piscinas, porém, há certas normas. No CEU Jambeiro, por exemplo, elas podem ser usadas das 10h às 17h. Menores de 10 anos podem brincar na água apenas até as 16h e os maiores de 18, só a partir das 13h30.
Além disso, é preciso apresentar a carteirinha de frequentador do CEU, com foto, e usar maiô (nada de biquíni) ou sunga -e a cor branca é proibida. Três salva-vidas observam os usuários.


Texto Anterior: Para prefeitura, CEU é espaço educacional
Próximo Texto: Santos: Imóvel em área de marinha pode ser isento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.