UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUENO DESEJO

Site reúne pedidos

ONG realiza vontade de crianças doentes no RS

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Uma forma de atenuar o sofrimento de crianças doentes está sendo realizada com sucesso por uma ONG, o Instituto Enio, em Porto Alegre (RS).
Pacientes de hospitais públicos são chamados a revelar um desejo, e esse desejo é disponibilizado no site www.pequenodesejo.org para quem quiser colaborar.
O nome do programa é "pequeno desejo" e já listou, desde o dia 2 de setembro (quando foi criado), mais de 60 desejos infantis ""em andamento", nos hospitais Santo Antônio e Conceição.
"Desejos em andamento são aqueles de crianças que já escolheram o que querem e estão esperando para ganhar. Desses, 51 desejos já têm doadores e estão sendo entregues. Muitas vezes a criança recebe alta. Então aguardamos sua volta ao hospital para entregar o presente", conta a presidente da ONG, Rosane Fritscher Verlangieri, 43.
"Atendemos crianças que tenham uma vida em tratamento médico, por qualquer tipo de doença. Trazemos alegria para as crianças, seus pais e, acredite, muito mais para os voluntários e muito mais ainda para nós."
A inspiração para a ONG foi a morte de Enio Verlangieri, 14, filho de Rosane, em julho do ano passado, devido a uma leucemia.
"Sua coragem e sabedoria, nos dez meses de combate à doença, foram um exemplo que jamais será esquecido. Sua atitude nos ensinou que, se não podemos mudar o destino, podemos escolher a maneira como vamos encará-lo."
O método utilizado pela ONG é o seguinte: por meio do site na internet e de e-mails aos voluntários cadastrados são revelados os desejos buscados nos hospitais. Para participar, é só entrar no link "voluntários". O interessado pode deixar o e-mail ou participar de equipes nos hospitais.
"Essa idéia é baseada em uma instituição americana de grande sucesso chamada "Make a Wish", que existe desde 1980 e começou pelo mesmo motivo que a nossa."
Alguns dos desejos pedidos: Lizandra, 10, pediu um CD player; Robson, 8, um carrinho com controle remoto; Anderson, uma camiseta do Internacional assinada por todos os jogadores.


Texto Anterior: Santos: Imóvel em área de marinha pode ser isento
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Confrontos na Maré deixam dois mortos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.