São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Particulares querem mudança na avaliação

DA SUCURSAL DO RIO

As associações que representam instituições particulares de ensino superior têm pressionado o MEC a mudar os critérios de avaliação.
Num encontro realizado neste mês em Recife, o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular divulgou uma carta pedindo, entre outros pontos, que o Enade não seja o item de maior peso na avaliação e rejeitando "qualquer critério que vise a ranquear as instituições de ensino superior".
Essa posição, no entanto, não é consensual no setor privado. As associações que representam universidades comunitárias (privadas, mas sem fins lucrativos) divulgaram, na mesma semana da carta divulgada pelo Fórum das particulares, um outro documento que defende "os avanços realizados nas avaliações de cursos no âmbito do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)".
José Roberto Kovac, diretor jurídico do Fórum, diz que a entidade não é contrária à avaliação, mas reclama que mais de 80% do conceito preliminar de um curso vem do Enade. "Se há boicote, o curso é prejudicado", diz.
Para o MEC, o principal motivo das críticas é o fato de as instituições representadas pelo Fórum terem sido mal avaliadas.


Texto Anterior: Só 5 de 29 cursos têm nota reavaliada pelo MEC
Próximo Texto: Ministério afirma que sul-africano não infectou ninguém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.