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PATRIMÔNIO
Estádio é tombado
Propaganda em relógio no Pacaembu é avaliada
LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL
O relógio que fica na fachada do
estádio do Pacaembu, em São
Paulo, além de marcar a hora, servia também como espaço para
propaganda há quase um ano. No
lugar onde em geral são estampadas as marcas dos relógios, havia
um logotipo da empresa de telefonia celular Vivo.
O estádio, além de ser um imóvel público, é tombado pelo Conpresp (conselho municipal de
preservação do patrimônio histórico). Para instalar publicidade no
local, é preciso ter o aval do órgão.
Segundo o Conpresp essa autorização não foi expedida.
Após ser consultada sobre a irregularidade pela Folha, a prefeitura retirou ontem o logotipo da
Vivo. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de
Esportes, o problema é investigado numa auditoria que a prefeitura está fazendo para apurar denúncias relativas ao estádio.
A auditoria, prevista para ser finalizada em dezembro passado,
foi prorrogada até março. De
acordo com a assessoria, não há
documento que autoriza a Vivo a
colocar o nome no relógio.
Já a empresa diz que recebeu
permissão para fixar o logotipo
no local como contrapartida por
ter patrocinado a reforma do salão nobre do estádio no primeiro
trimestre do ano passado. A Vivo
não quis divulgar quanto custou a
obra. A secretaria disse também
não saber o valor.
Segundo a assessoria de imprensa da Vivo, a autorização é
válida até 2009. A empresa diz
não ter sido notificada sobre a retirada da propaganda.
Para Asunción Blanco, diretora
da associação Viva Pacaembu por
São Paulo, a publicidade é abusiva
porque foi colocada um bem público tombado. "Não se pode dar
privilégio numa área pública a
ninguém", afirmou. Para o advogado José Nabuco, morador do
bairro há 20 anos, o logotipo posto no relógio "desfigura" o patrimônio da cidade.
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