São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação em favelas é necessária, diz secretário

DA SUCURSAL DO RIO

Embora provoquem tiroteios que vitimam inocentes, as operações policiais nas favelas cariocas vão continuar porque são "mais do que necessárias, obrigatórias", disse à Folha o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
"Há riscos, mas nós vamos tolerar isso? Vamos esperar que os bandidos saiam para o asfalto e usem esses armamentos? Não estou subindo o morro para dar tiros nas pessoas. Se hoje a sensação de violência é absurda, o que dirá daqui a dois, três anos? Se nós não fizermos isso, vamos criar verdadeiras fortalezas, inexpugnáveis", disse.
De acordo com o secretário, a ação no complexo do Alemão foi planejada de modo detalhado a partir de informações obtidas pela Subsecretaria de Inteligência.
"No momento em que sei que em determinada rua, em determinado local, tem um verdadeiro arsenal de guerra, drogas, armas, metralhadoras capazes de derrubar um avião, como chefe da secretaria tenho a obrigação de ir e reaver esse material."
Questionado se essas ações valeriam a pena, em razão das mortes e ferimentos em moradores das áreas dos confrontos, Beltrame, que é delegado da Polícia Federal, disse: "Acho que sim".
Ele voltou a dizer que tem quase certeza de que as balas perdidas foram disparadas por traficantes, a quem chamou de "nosso adversários".
"Eles não sabem dar tiro tático, qualificado, muitas vezes atiram drogados, não são pessoas habilitadas. Os policiais de batalhões especiais são habilitados para atuar nessas situações. Não vamos entrar na favela dando tiro a esmo."
Beltrame citou com satisfação a apreensão de 15 mil cartuchos de fuzil no Alemão. A PM, diz, não tem tanta munição para uso imediato. "O que eles iam fazer com 15 mil cartuchos?". Ele lamentou que as lideranças comunitárias não tenham dito à polícia onde ficava o paiol. (SERGIO TORRES)

Texto Anterior: Velório de Alana, 12, só ocorre graças à doação
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Casal conectado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.