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Circulação de caminhões na cidade de São Paulo deverá passar por mudanças
DA REPORTAGEM LOCAL
A obra na avenida dos Bandeirantes é só uma das medidas
que vão mudar de forma significativa a circulação de caminhões na cidade de São Paulo.
Um decreto municipal que
esteve sob consulta pública até
dias atrás prevê ampliar, dentro de seis meses, a área de restrição existente hoje em dia aos
veículos de carga maiores.
Por outro lado, a medida facilita a circulação de caminhões
médios em bairros centrais, algo visto com resistência nos últimos anos por técnicos da CET
principalmente pelas dificuldades para que eles estacionem.
Pelo decreto, a abrangência
da ZMRC (Zona de Máxima
Restrição à Circulação) salta de
11,5 km2 para 24,5 km2.
Nesse perímetro, somente
caminhões menores -atualmente com até 5,5 metros de
comprimento- podem circular nos principais horários.
Hoje essa região abrange vias
próximas ao centro, ao bairro
da Luz e aos Jardins. Pela nova
regra, ela fica ampliada para todas as vias dentro do eixo Luz,
Angélica/Cardeal Arcoverde,
Juscelino Kubitschek/ 23 de
Maio e marginal Pinheiros.
Por outro lado, haverá autorização para que caminhões de
até 6,30 metros -e não mais
5,50 metros- tenham flexibilidade para fazer entrega nesse
perímetro, mediante cadastro.
O viário municipal tem suas
vagas de estacionamento nas
vias públicas calculadas para
veículos com até 5,50 metros.
A CET resistiu nos últimos
anos a atender a essa reivindicação das transportadoras -de
liberar caminhões maiores-
por avaliar que, com dificuldades para estacionar, atrapalhariam a fluidez do trânsito.
O secretário Frederico Bussinger afirmou que buscou
uma "solução de equilíbrio".
"Não se pode tratar a carga como um estorvo. Ela é importante", disse o secretário.
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