São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

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Circulação de caminhões na cidade de São Paulo deverá passar por mudanças

DA REPORTAGEM LOCAL

A obra na avenida dos Bandeirantes é só uma das medidas que vão mudar de forma significativa a circulação de caminhões na cidade de São Paulo.
Um decreto municipal que esteve sob consulta pública até dias atrás prevê ampliar, dentro de seis meses, a área de restrição existente hoje em dia aos veículos de carga maiores.
Por outro lado, a medida facilita a circulação de caminhões médios em bairros centrais, algo visto com resistência nos últimos anos por técnicos da CET principalmente pelas dificuldades para que eles estacionem.
Pelo decreto, a abrangência da ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação) salta de 11,5 km2 para 24,5 km2.
Nesse perímetro, somente caminhões menores -atualmente com até 5,5 metros de comprimento- podem circular nos principais horários.
Hoje essa região abrange vias próximas ao centro, ao bairro da Luz e aos Jardins. Pela nova regra, ela fica ampliada para todas as vias dentro do eixo Luz, Angélica/Cardeal Arcoverde, Juscelino Kubitschek/ 23 de Maio e marginal Pinheiros.
Por outro lado, haverá autorização para que caminhões de até 6,30 metros -e não mais 5,50 metros- tenham flexibilidade para fazer entrega nesse perímetro, mediante cadastro.
O viário municipal tem suas vagas de estacionamento nas vias públicas calculadas para veículos com até 5,50 metros.
A CET resistiu nos últimos anos a atender a essa reivindicação das transportadoras -de liberar caminhões maiores- por avaliar que, com dificuldades para estacionar, atrapalhariam a fluidez do trânsito.
O secretário Frederico Bussinger afirmou que buscou uma "solução de equilíbrio". "Não se pode tratar a carga como um estorvo. Ela é importante", disse o secretário.


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